26 de set. de 2013

Secretaria Municipal de Fazenda irrita classe empresarial

GIRO ECONÔMICO

Podem azedar, caso ninguém se ofereça urgentemente para atuar como bombeiro, as relações das classes empresariais como o poder público municipal, principalmente a Secretaria de Fazenda, tudo por conta de uma proposta de mudanças nas regras de cobrança do Imposto sobre Transferência de Bens Imobiliários (ITBI). Na terça-feira, depois de receber um documento assinado por várias entidades patronais, dentre elas Fiema, Fecomércio, Sinduscon, CDL e Associação Comercial, a Semfaz expediu uma resposta raivosa, em que põe em dúvida a legitimidade dos órgãos de classe para tratarem deste assunto e ainda põe em dúvida a autenticidade das assinaturas contidas no documento. A atitude das autoridades fazendárias irritou os empresários, que prometem endurecer o jogo daqui para frente.

Caso seja mantida a cobrança do ITBI pelos valores sugeridos pela Semfaz, os preços dos imóveis tendem a subir, pois o comprador vai pagar bem mais para receber sua casa ou apartamento e isto pode trazer desgastes para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, assim como o IPTU trouxe para o ex-prefeito João Castelo.

MAC Center - Pelas contas do empresário João Vicente Rios, da construtora Épura, o MAC Center, construído no Parque Valério Monteiro, sede do Maranhão Atlético Clube, no bairro da Cohama, será entregue até o fim do ano, devendo os proprietários iniciarem as instalações de suas lojas e/ou escritórios antes do Natal. Faltam definir ainda os ocupantes de duas lojas âncoras, mas o empresário não tenciona levar estabelecimentos de grande apelo popular, a fim de não criar superlotação neste centro comercial.

Favelização - Quem visita o prédio em que funciona o Instituto da Cidade, na Rua do Sol, custa acreditar que se trata de uma repartição pública. Em vários pontos do prédio, baldes foram colocados com o objetivo de aparar água dos aparelhos de ar-condicionado e com isto fica com um aspecto parecido, mas com risco de parecer inferior, ao de um estabelecimento comercial do Mercado Central ou da Feira do João Paulo, já que nem mesmo na Feira da Praia Grande algo tão horroroso de se ver está em funcionamento.

Dalcar Veículos - Estão a pleno vapor, no bairro da Cohama, as obras de adaptação do prédio da Dalcar Veículos para receber a nova revenda de automóveis do grupo. Trata-se da concessionária da BMW e Mini, que vem funcionando provisoriamente no São Luís Shopping, no bairro do Jaracati, com uma excelente aceitação do público consumidor de veículos sofisticados.




No lançamento do complemento do livro sobre a história do Maranhão Atlético Clube, terça-feira à noite, o jornalista Haroldo Silva, autor da obra, ao centro com empresário João Vicente Rios, ladeados pelo ex-deputado Celso Coutinho (E) e o advogado João Araújo





Procon municipal - A secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, esteve em Brasília, na Secretaria Nacional do Consumidor, para discutir a implementação de unidades do Procon no interior do Maranhão. Com a sinalização positiva dos governos estadual e federal, Luiza Oliveira diz que o próximo passo é escolher as cidades que receberão o órgão e dar agilidade aos procedimentos de convênios. 

Feijoada do Maranhão - O WH Rio Poty Hotel, na Ponta d´Areia, foi o local escolhido pelo empresário Valdez Maranhão para a realização, no próximo sábado, da 3ª Feijoada do Maranhão, festa de intercambio cultural entre os estados do Maranhão e de Minas Gerais. O evento conta com apoio das secretarias estadual e municipal de Turismo e do Convention & Visitor Bureau e tem como atrações os cantores Lukas Seabra e PP Júnior.

Nenhum comentário: