30 de dez. de 2013

Funcionamento das agências bancárias somente até esta segunda-feira

Os estabelecimentos bancários vão funcionar normalmente hoje, mas não abrem amanhã quando o expediente será apenas interno. Alerta feito todos os anos neste período, mas que não custa ser repetido, pois sempre há quem se atrapalha, é com relação, principalmente, para preenchimento de cheques, pois se algum for emitido em janeiro e o emitente trocar 2014 por 2013 na data este cheque não será compensado, já que o prazo máximo para este tipo de operação é de seis meses após a emissão. A Febraban, que compensa aproximadamente 1 bilhão de cheques por ano, garante que a medida beneficia os clientes, tanto depositante quanto emitente, e minimiza impactos e transtornos nos serviços de compensação dos bancos. Como nos dias de hoje uso de dinheiro é convite a dividi-lo com assaltantes, o melhor mesmo é utilizar nos próximos dois dias cartões para pequenas movimentações em caixas eletrônicos e pagamento de contas a vencer no último dia ano, além de compras. Tomadas essas medidas, votos de muito dinheiro no bolso em 2014.

Despedida I - Em seu artigo deste domingo no Jornal Pequeno, o presidente da Embratur, Flávio Dino, dá um aceno de despedida do cargo. “Em 2014 estarei integralmente dedicado ao movimento Diálogos pelo Maranhão”, diz ele, recordando que mais de 60 municípios já foram visitados desde o início deste projeto. Flávio Dino chega a afirmar que sua luta contra as injustiças vem desde quando tinha apenas 15 anos, isto é, antes de concluir o ensino médio e ingressar na Faculdade de Direito.

Despedida II - E por falar em despedidas do governo Dilma, alguns ministros pedem para não sair em janeiro, pois como pretendem disputar mandatos eletivos em seus estados temem ficar sem palanque para se projetarem, ou sejam, precisam da nomeação federal mais para atingir objetivos pessoais do que republicanos. Dos que topam sair de imediato estaria o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), pois, a exemplo de Flávio Dino, também quer dedicar em 2014 tempo integral à política, para se reeleger ou se viabilizar a senador.

Praias limpas - Pesquisa divulgada no portal UOL sobre as condições de balneabilidade das praias brasileiras dá um alento aos maranhenses, pois mostra que todo o litoral da Ilha está próprio para o banho de mar, com cuidados apenas em três pontos: as fozes dos rios Calhau, Claro e Jaguarema, entre as praias de Calhau e Olho d´Água, ou seja, se o turista quiser poder vir sem susto.






Em Fortaleza (CE), onde recarrega as baterias para voltar com todo gás às atividades políticas em 2014, a vereadora e médica Helena Duailibe (PMDB) comemora hoje mudança de idade. No registro, com o marido, deputado Afonso Manoel, e os pais, Nicolau Duailibe e Maria Helena



Poder - Não são apenas os políticos que criam apego pelos cargos que ocupam, mas dirigentes de entidades privadas também, como dá exemplo o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, que reeleito sábado vai em busca de quase uma década à frente da agremiação esportiva. Há quem garanta que se a Bolívia, como é carinhosamente chamado o tricolor maranhense, tiver bom desempenho na Série B do Campeonato Brasileiro, Frota pode trocar de Câmara, saindo da municipal para a federal. 

Turismo - Após uma semana em Portugal, estudantes de turismo beneficiados com bolsas na Escola de Turismo e Hotelaria em Setúbal, com apoio do Ministério do Turismo, relatam suas primeiras impressões e elogiam a seriedade com que o tema é tratado no país, que tem no turismo 5,6% de seu PIB. Thaís Mendes Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão, relata boas impressões nas visitas ao Moinho da Maré da Mourisca, as caves José Maria da Fonseca e a Fábrica de Azulejos S. Simão Arte.

Nenhum comentário: