11 de dez. de 2013

Incrível: Assembleia Legislativa não sabe como se elege um governador pela via indireta

GIRO ECONÔMICO
Para o deputado Raimundo Cutrim, valem as regras das eleições diretas
O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), disse ontem que a interpretação do deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) sobre a escolha de governador pela via indireta, no parlamento, procede, ou seja, devem prevalecer os mesmos critérios da eleição direta, com prazo de desincompatibilização, o que tira do páreo qualquer secretário de estado. O problema é saber como se conta este prazo, pois não se sabe quando será esta eleição, nem se ela será realizada. Para desincompatibilizações com vistas à eleição de 2014, desde 2010 sabe-se que o pleito, em primeiro turno, será dia 05 de outubro, das 08h às 17h. Como alguém, então, poderia se desincompatibilizar para concorrer a uma suposta eleição, sem estar confirmada data ou se vai ser realizada?
A culpa de toda esta bagunça é da Assembleia, que teve 14 anos para regulamentar a Constituição Estadual e não fez, nem atentou para a discussão que vem-se travando desde o início do ano sobre esta possibilidade, com a renúncia do vice, Washington Oliveira (PT), e a possível saída da governadora Roseana Sarney (PMDB) para concorrer ao Senado.
Cidadão - Um dos mais bem conceituados empresários de construção civil do estado, Jeová Barbosa de Oliveira, proprietário da Jeová Engenharia, recebe hoje, na Câmara de Vereadores, o diploma de cidadão honorário de São Luís, projeto de autoria do vereador Pavão Filho (PDT). Natural do Ceará, Jeová veio para São Luís a fim de estudar Engenharia Civil e se tornou empresário, já tendo construído mais de 1,2 milhão de metros quadrados em edificações comerciais e residenciais.

Alemanha - Um dia após receber o título de Cidadão de São Luís, Vicente Ferrer, diretor do Grupo Páteo, que revende no Maranhão veículos das marcas Toyota, Peugeot, Hyundai, Volkswagen e Mercedes Benz (ônibus e caminhões), embarcou ontem para a Alemanha, onde em Stuttgart participa neste fim de semana da convenção anual dos concessionários da Mercedes Benz, devendo retornar com novidades, inclusive a possibilidade de uma revenda de automóveis desta marca em São Luís.

Confraternização - Luzia Rezende, presidente da Associação Comercial do Maranhão, é a anfitriã de hoje à noite, com a recepção no Buffet Bianca (Olho d´Água), dos convidados para a festa de confraternização de fim de ano da ACM. Depois desta reunião, somente em janeiro os diretores da entidade voltam a se reunir, com o retorno da agenda de sessões plenárias às quartas-feiras à noite.

No jantar de confraternização dos agropecuaristas, segunda-feira, na Churrascaria Sal e Brasa, o presidente da Associação dos Criadores, José Assub Neto (D), e Roberval Cordeiro ladeando os secretários Maurício Macedo (E), Indústria e Comércio, e Cláudio Azevedo (D), Agricultura, e o deputado estadual Fábio Braga

Mateus - Ilson Mateus, que dirige o Grupo Mateus, líder no segmento supermercadista do Maranhão, projeta para este fim de ano, aumento de 25% nas vendas das carnes mais consumidas em dezembro (frangos, chester, peru, pernil etc) e 30% nas de panetone, na comparação com 2012. A estimativa é com base em pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, segundo a qual 68% dos consumidores brasileiros estão dispostos a preparar ceia igual ou mais farta que a do ano passado na noite do dia 24.

Cantata - Numa ação conjunta dos Correios e da Junta Comercial será realizada hoje às 18h, na Praça João Lisboa, a III Cantata Natalina, evento que já faz parte do calendário cultural de São Luís. Das janelas das sedes das duas instituições, os corais São João, UFMa, Viva Voz e São Luís entoarão cânticos de Natal, com participação especial de Fernando de Carvalho e Zuilton Guimarães. O diretor regional dos Correios, José de Lima Brandão, diz que se trata de um espetáculo de solidariedade e fraternidade.


Nenhum comentário: