29 de dez. de 2013

Pesquisa mostra Flávio Dino na liderança e ex-prefeito de Santa Rita empatado com a deputada Eliziane Gama

Hilton Gonçalo aparece tecnicamente empatado com Eliziane Gama do PPS
O Jornal Pequeno publicou neste domingo pesquisa do Instituto Conceito sobre a disputa pelo governo do estado. De acordo com os números, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), lidera com 53,4% dos votos, seguido por Luís Fernando (PMDB) com 20,5%. A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) teria 7% dos votos e o ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (PDT) soma 6,2%. Esta é a primeira vez que o Instituto realiza a simulação com inclusão do nome da presidente do PPS. Os que votariam nulo somam 4,1% e outros 8,8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam ao questionário. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%. O levantamento  foi realizado entre os dias 06 e 12 de dezembro. 
No quesito em que não é colocado nomes para o entrevistado, o presidente da Embratur, também lidera a pesquisa com 37,5%, seguido por Luís Fernando com 10,1%, depois é citado que o “candidato de Roseana” 5,3%, Eliziane Gama aparece com 2,8% e Hilton Gonçalo tem 1,4%. Ainda são citados na pesquisa: Edson Lobão (PMDB) 1%; João Castelo (PSDB) 0,6%; Zé Reinaldo (PMDB), João Alberto (PMDB) e Tadeu Palácio (PPS) todos com 0,3%, ainda são citados Marcos Silva (PSTU) com 0,2% e Dutra e Roberto Rocha 0,1%. Nenhum 0,6% e Não sabem ou Não responderam 39,7%. O candidato da governadora Roseana Sarney lidera o índice de rejeição nas eleições 2014, de acordo com a pesquisa do Instituto Conceito. O levantamento aponta que na pesquisa estimulada quando é feito a seguinte pergunta: “Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum para governador do Maranhão?” Luís Fernando tem 38,9% da rejeição, seguido de Flávio Dino 21,6%, não sabem ou não responderam somam 39,5%.
O Instituto Conceito ainda mediu o índice de aprovação do governo Roseana Sarney que se encerra em 2014. Entre os entrevistados 45,7% aprovaram a administração estadual, enquanto que 44,3% reprova. O número que não sabem ou não responderam soma 10%.
Os números apresentados pelo Instituto Conceito demonstram que a oposição lidera a disputa pelo governo do estado, porém é o nome de Hilton Gonçalo que vem crescendo e surpreendendo nos levantamentos apresentados. O ex-prefeito de Santa Rita, que terminou sua administração municipal com 83%, já supera a faixa dos 6% e começa a colar na candidata Eliziane Gama, que concorreu ao cargo de prefeita em São Luís e é deputada estadual já em segundo mandato.

Nenhum comentário: