4 de jun. de 2014

Secretário Cláudio Azevedo recebe homenagem do Rotary Club pela certificação do Maranhão contra aftosa

Cláudio Azevedo exibe o título, ao lado do presidente do Rotary,
João Batista Filho e do diretor da entidade, Ari Lima
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, foi homenageado nesta terça-feira (3) pelo Rotary Clube de São Luís, Distrito 4490. O título de sócio honorário foi entregue durante almoço de comemoração dos 83 anos do Rotary Clube São Luís, que aconteceu na associação da entidade, localizada na Ponta da Areia. Cláudio Azevedo, que é paulistano, mas reside no Maranhão há 35 anos, também receberá o título de cidadão maranhense nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Maranhão, por indicação do deputado Rogério Cafeteira.
O título de sócio honorário do Rotary Clube São Luís foi indicação do presidente da entidade, João Batista da Silva Filho, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV). "Todos os anos homenageamos cidadãos que se destacam na sociedade, e Cláudio Azevedo fez um importante trabalho, que resultou na certificação do Maranhão como Zona Livre Internacional de Febre Aftosa com vacinação", justificou João Batista. O certificado de zona livre foi recebido pelo titular da Sagrima na semana passada, durante a 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que aconteceu na França, em Paris.
O novo status sanitário habilita o Maranhão a exportar carne para outros países, tais como os países da Comunidade Européia e da Ásia, além da Rússia e Estados Unidos, principais mercados que comercializam a carne brasileira. Após receber o título do Rotary, o secretário Cláudio Azevedo agradeceu a homenagem e lembrou que desde jovem é rotaryano. "Agradeço ao João Batista e a todos que aprovaram essa homenagem", disse Cláudio Azevedo, que em seguida falou da vocação agrícola do estado. "O Maranhão vive um novo momento com o crescimento da produção de grãos, do mel, do leite e agora essa conquista dos criadores maranhenses que é a certificação internacional de zona livre", acrescentou, lembrando que sempre lutou por essa conquista, desde que era presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), cujo mandato foi de 14 anos.
Além do secretário, também foram homenageados pelo Rotary Clube São Luís, a governadora assistente do distrito do Rotary, Maria Lúcia Ferreira e o reitor do Ceuma, Marcos Barros. O Rotary Clube São Luís é o clube mais antigo do Distrito 4.490, que além do Maranhão, é integrado também pelos clubes do Rotary dos estados do Piauí e Ceará.

Nenhum comentário: