22 de dez. de 2014

Conselho Monetário aprova prorrogação do prazo para quitação de dívidas bancárias pelos agricultores

GIRO ECONÔMICO
Os produtores rurais que devem aos fundos constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Norte (FNO) e do Nordeste (FNE) ganharam mais um ano para renegociar os débitos, conforme aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que prorrogou o prazo para 30 de dezembro de 2015. Para aderir à renegociação, o produtor deverá pagar pelo menos 10% da dívida à vista. O restante poderá ser parcelado em até dez anos, sendo que a primeira prestação pode começar a ser paga somente no segundo ano. O parcelamento abrange os produtores rurais que contraíram empréstimos de qualquer um dos três fundos até 31 de dezembro de 2008 e estavam inadimplentes em 31 de dezembro de 2012. Tanto operações com risco total como com risco parcial podem ser renegociadas.
Segundo o Ministério da Fazenda, a prorrogação permitirá que a inadimplência nas operações em que os fundos constitucionais assumem o risco de calote continue a ser diminuída. Além disso, as instituições financeiras poderão atender aos pedidos de mutuários que ainda não regularizaram as dívidas.

Eletrônico - A Secretaria de Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária (Aged-MA) lançam hoje às 15h, no Palácio dos Leões, o sistema eletrônico de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), desenvolvido pela Secretaria e Fazenda (Sefaz) para dinamizar a prestação de serviços da Aged, agilizando o atendimento e evitando erros de preenchimento da guia. O criador que não tiver inadimplência de vacinação fará um cadastro e terá login e senha para acessar o site da Sefaz e ter acesso ao sistema.

Réveillon - A Prefeitura de São Luís está programando uma grande festa para a recepção de 2015, com um show musical na Avenida Litorânea, tendo como principal atração o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, mas antes haverá um show gospel e para encerrar a programação uma banda de reggae, que
 vai tocar pedras de responsa até o amanhecer do dia. Além das atrações musicais, está prevista um show pirotécnico, a fim de que o ano novo seja recebido no melhor estilo e com muita alegria.

Bristol Hotel - O empresário Jeová Barbosa de Oliveira reuniu ontem pela manhã uma parcela do trade turístico e outros convidados para um café da manhã de nova apresentação do Bristol Express São Luís Hotel, localizado na Avenida Colares Moreira, hoje um dos mais procurados por visitantes de São Luís.





Na solenidade em que foi distinguido com a maior honraria da Câmara Municipal de São Luís, o diretor Regional do Senac, José Ahirtom Lopes, recebendo a medalha Simão Estádio da Sikveira do vereador Manoel Rego






Ocupação - Números apurados pela Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-MA) mostra que a movimentação turística em São Luís para o período de Réveillon será 25% inferior ao registrado ano passado. Segundo o presidente da entidade, João Barros, em 2013, nesta época do ano, as reservas na rede hoteleira eram de 81% e a estimativa para este ano, fechada sexta-feira, indica uma média de 61%. Para ele, se houver um crescimento de mais 10% até o início da última semana de dezembro será muito.

Telefonia - É de autoria do vereador Pavão Filho (PDT) a lei que aperta o cerco da Prefeitura às operadoras de telefonia móvel em São Luís. De acordo com a lei, as empresas que não conseguirem atingir a meta da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) não terá seu alvará renovado, e sem este documento nenhuma empresa pode operar no Município. O vereador diz ter consciência do “poder políico” dessas concessionárias, porém lembra que algo precisa ser feito para que respeitem mais seus clientes.

Nenhum comentário: