24 de dez. de 2014

Grupo Hapvida compra veículos de comunicação dos Diários Associação no Nordeste, mas O Imparcial fica fora

O jornalista Ricardo Noblat publicou na noite desta terça-feira (23) a informação de que os veículos de comunicação dos Diários Associados no Nordeste, inclusive o jornal O Imparcial, de São Luís (MA), estariam sendo comprados pela Hapvida, uma das maiores operadoras de plano de saúde da região. Segundo o jornalista, falta apenas o "de acordo" do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e encarregado de zelar pela livre concorrência de mercado, para ser anunciada a venda.
O Diários Associados é um dos maiores grupos de comunicação do País, fundado em 1924 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Já foi o maior, mas hoje encontra-se na terceira posição. A parte que compõe o DA Nordeste inclui três emissoras de televisão, no Recife (PE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB); três jornais, no Recife (PE) e Fortaleza (CE), que são o Diário de Pernambuco e os Aqui Pernambuco e Ceará; sete emissoras rádios, em Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE); e portais da internet nas capitais do Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O veiculo mais importante da região é o Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina, que em 2015 completará 190 anos. Num pedido de retificação a Noblat, a diretoria da Empresa Pacotilha informou que os veículos do Maranhão - O Imparcial e Aqui-MA - não entram na negociação porque não pertencem ao DA Nordeste
O grupo Hapvida, fundado há 35 anos, tem sede em Fortaleza (CE), de onde atende cerca de 2,8 milhões de clientes em todo o país.

Nenhum comentário: