21 de abr de 2015

A melhor alternativa para o projeto para revitalizar Salangô, em São Mateus: vender ou até mesmo doar

GIRO ECONÔMICO

A melhor alternativa para o projeto Salangô, em São Mateus, seria dar a ele o mesmo destino da Casa de Veraneio em São Marcos: vender, pois o que mais se irriga neste projeto é dinheiro público. No governo de José Reinaldo Tavares, por exemplo, ele foi reativado, com compras de tratores, recuperação de bombas etc e tudo foi passado para as associações de agricultores, mas não sobrou um pneu de trator, os geradores de energia e a fiação elétrica foram roubados e o arroz que agora está sendo colhido deve-se à Camil, que fez parceria para doar sementes, conforme acordo celebrado entre Ministério da Integração Nacional, Secretaria Estadual de Agricultura, Prefeitura de São Mateus e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), ano passado. Estima-se que mais de R$ 70 milhões já foram irrigados neste projeto, que agora vai receber mais R$ 3 milhões.
O governador Flávio Dino (PCdoB), no entanto, acredita na revitalização deste projeto agrícola, mas fica o alerta: se descuidar, daqui a dois anos tudo terá de ser refeito, a menos que a gestão seja entregue a um consórcio público-privado ou então transferi-lo para os que dele tiram sustento familiar e empresarial.

Turismo - O Maranhão vai participar da World Travel Market Latin America (WTM), amanhã e quarta-feira, em São Paulo, com dois estandes para promover os três principais destinos locais: São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas. No local haverá ainda exposição e degustação da culinária local e treinamento para agentes de viagens interessados em comercializar esses destinos. São esperados cerca de 200 agentes de viagens e operadores de turismo para conhecer o potencial maranhense.

Congelamento - Maior representante da Prática no Maranhão, Marcelo Rezende, diretor comercial da Olívio J. Fonseca, participou semana passada em Pouso Alegre (MG) de um treinamento sobre congelamento de massas para pães pré-assados, que é uma das tendências mais difundidas no continente europeu e que está chegando ao Brasil. Após o aprendizado, a técnica será repassada a panificadores locais, bem como será difundida a linha de equipamentos para esse tipo de preparo.

Turismo - Na WTM, feira de turismo que começa nesta quarta-feira em São Paulo, a Secretaria de Turismo vai tentar sensibilizar os visitantes a virem para o Maranhão conhecer a cultura local, porém no estande do Estado não haverá apresentação de grupos folclóricos, mas de música norte-americana, pois os músicos escolhidos para animar os visitantes são os que ´participam do Lençóis Jazz e Blues Festival. Vai que dá certo!













Em Pouso Alegre (MG), Marcelo Rezende aprendendo as técnicas para congelamento de massas para pão pré-assado que pretende trazer para o Maranhão

Democracia - Há, exatos, trinta anos o Brasil foi abalado com a notícia de que o presidente eleito Tancredo Neves faleceu. Naquele 21 de abril de 1985 confirmou-se a efetivação do maranhense José Sarney na Presidência da República, que já havia sido empossado interinamente dia 15 de março, quando Tancredo foi internado. Começava neste dia, em definitivo, a Nova República, em que os partidos clandestinos foram legalizados, foi lançado o Plano Cruzado e editada a Constituição Federal em vigor. 

Viajar - Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Ministério do Turismo (MTur) mostra que 70,9% das pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses ficarão no país. Para representantes do setor, o número comprova que o turismo continuará aquecido em 2015, impulsionado por fatores como visibilidade pós Copa do Mundo e o calendário com seis feriados emendados a finais de semana. Os destinos mais procurados são Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP) e Búzios (RJ).

Nenhum comentário: