16 de abr de 2015

Caema sai da estrutura da Secretaria de Saúde e passa para a Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Humano

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) passou a integrar estrutura da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Humano (Secid) e não mais da Secretaria de Saúde (SES), como foi determinado no governo anterior. A Companhia é responsável pela promoção do saneamento ambiental, no abastecimento de água e no esgotamento sanitário e com esta medida do governador Flávio Dino poderá fortalecer relações com o Ministério das Cidades, de onde são oriundos os principais recursos para as ações de saneamento no estado.
Segundo o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, esta ação é uma proposta planejada pelo governador Flávio Dino, no intuito de criar maiores condições orçamentárias e reformulação de objetivos para seleção de programas de ação e investimentos que garantam melhoria na prestação de serviços da Companhia. “Todo o saneamento no Brasil está veiculado ao sistema das Cidades. As linhas de financiamento para o setor são provenientes do Ministério das Cidades, principalmente, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entendemos que essa transferência é natural e esperada. Não tinha sentido a Caema continuar vinculada à Secretaria de Estado de Saúde já que a maior parte dos recursos para o Saneamento no Brasil está no Ministério das Cidades”, explica Telles.
O diretor presidente acrescenta que a vinculação à Secid irá facilitar a captação de recursos para investimentos em políticas públicas de saneamento e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população atendida pela Caema. A secretária de Cidades, Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira (foto), tomou posse como presidente do Conselho de Administração da Caema e do Conselho Estadual de Saneamento, que passa também a ser vinculado à Secid. “O vínculo da secretária Flávia Alexandrina com o setor vai ajudar significativamente o saneamento no Maranhão”, disse Davi Telles.

Nenhum comentário: