13 de abr de 2015

Estados divergem sobre a redução do ICMS e ministro agenda nova reunião para próxima semana

GIRO ECONÔMICO

A reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), reunidos sexta-feira (10), em Goiânia (GO), terminou sem acordo sobre a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual, cobrado quando uma mercadoria passa de um estado para outro. A medida é considerada essencial para pôr fim à guerra fiscal entre os estados. Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Pernambuco votaram contra, Amazonas prometeu enviar uma resposta até o início desta semana, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina, que anteriormente tinham se manifestado contra os termos da unificação, reverteram a posição e votaram a favor. O fechamento do acordo facilitaria a aprovação, pelo Senado, da resolução que unifica, de forma gradual, a alíquota do ICMS interestadual em 4% em oito anos. 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, prometeu estudar formas de criar fundos federais ou instrumentos financeiros que compensem a perda de arrecadação dos estados, mas disse ser cedo para se comprometer com valores ou fórmulas e que os empréstimos não podem provocar prejuízo fiscal à União.

Construção - Numa ação conjunta da Federação das Indústrias e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) e Federação das Indústrias (Fiema), será realizado hoje, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 19h, o seminário Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Construção em São Luís, que tem como tema Ser mais produtivo e competir sem medo: você pode construir essa nova realidade, oportunidade em que serão apresentadas propostas para fortalecer o setor.

Aviação - A Sete Linhas Aéreas anuncia, nesta segunda-feira (13), às 9h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, os novos voos que a passará a operar no Maranhão. Na oportunidade, o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA) e a Secretaria Estadual de Turismo firmarão termo de cooperação técnica para desenvolver trabalhos de fomento do turismo no Estado, com foco em São Luis, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

Premiação - Como resultado da implantação de práticas que valorizam e estimulam o desenvolvimento dos seus colaboradores, a Cyrela conquistou o selo Top Employers Brasil. A empresa foi reconhecida pela excelência das políticas de recursos humanos. A certificação é consolidada mundialmente e presente em mais de cem países. O selo vem de um rigoroso processo de pesquisa realizado pelo Top Employers Institute.


O presidente do Sindicato dos Administradores, que acumula a função com a de secretário-adjunto de Indústria e Comércio, Pierre Januário; a presidente do CRA-MA, Aline Mendonça, e os diretores do CRA-MA Jailson Mendonça, Ilmar Polary e Mariano Range alinhando ações para o exercício de 2015.

Conselho - Está marcada para hoje às 14h30, no Palácio dos Leões, a terceira reunião do ano do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), formado por dirigentes de entidades empresariais e membros do Governo do Estado. Este é o encontro que estava marcado para dia 06, depois foi transferido para dia 09 e num segundo adiamento caiu para esta data. Como o último encontro em fevereiro, os secretários com assento no colegiado tiveram tempo suficiente para apresentar relatórios sobre as demandas do empresariado.

Veículos - O Shopping Pátio Norte, inaugurado pelo Grupo Canopus em março, foi o lugar escolhido por uma das revendas da Fiat para uma exposição, com vistas a comercialização. Desde a semana passada, na praça principal do centro comercial está ocupada com todos os modelos de automóveis da montadora e pela boa frequência do público outras concessionárias para também fazerem suas exposições, de um olho num público que é superior a 700 mil pessoas no entorno deste shopping, no Maiobão.

Nenhum comentário: