7 de abr de 2015

Fundação Vale fortalece Cadeia Produtiva do Babaçu com ações voltadas para associações de mulheres

GIRO ECONÔMICO

O Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Babaçu foi um dos projetos e iniciativas sociais desenvolvidos pela Fundação Vale em 2014 visando a melhorar a qualidade de vida em municípios onde a empresa opera. Em Itapecuru- Mirim, foram atendidas 120 mulheres pelo projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Babaçu, que prevê a realização de capacitações específicas e melhorias na gestão dos produtos das quebradeiras de coco babaçu do município. As unidades produtivas que compõem o empreendimento geram trabalho e renda a partir da produção e comercialização do óleo e sabonetes de babaçu; de pães, biscoitos e doces da padaria comunitária e de hortaliças. O incentivo dado pela Fundação Vale às mulheres quebradeiras de coco resultou na formação da Cooperativa Babaçu é Vida, que tem o objetivo de incrementar o processo produtivo adotado pelas mulheres da região. 
Para executar o projeto, a Fundação conta com a parceria da Empraba Cocais e do Instituto de Sócio-economia Solidária (ISES).

Passagens  - Os usuários do transporte coletivo de São Luís foram surpreendidos ontem quando perceberam que o incentivo dado pelo Governo do Estado, que reduziu o ICMS do óleo diesel para as empresas de ônibus, a fim de haver uma redução das passagens, contempla apenas as linhas do Sistema Integração, ou seja, mesmo as concessionária pagando menos pelo combustível, os demais reajustes dados na semana passada pela Prefeitura se mantêm, pois foi muito baixo, conforme explicação de um empresário do setor.

Senac - Estão abertas inscrições para cursos da programação trimestral do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos serão realizados nos meses de abril, maio e junho, nas áreas de Informática, Idiomas, Comunicação, Gestão e outros. O Senac dispõe de vagas também para Alongamento de Unhas, Flores Emborrachadas e Apliques, Gestão de Crise nas Redes Sociais, Português para Concursos, Bombons e Trufas, Preparo de Risoto e Garde Manger (Molhos e Saladas). 

Terceirização - A bancada maranhense na Câmara Federal está mobilizada pelo presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez, e ele espera contar com seu engajamento total na votação desta terça-feira do projeto que regulamenta as contratações de terceirizados, tema que foi eleito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como prioritário para esta legislatura.


Na mobilização dos parlamentares maranhenses na Câmara Federal para votarem temas eleitos pela CNI como prioritários, o presidente da Fiema, Edilson Baldez (D), com Cláudio Azevedo (E), presidente do Sifema, os deputados Adriano Sarney e João Castelo e o presidente do Senado, Renan Calheiros (C)



Indústria - O volume de produção das empresas industriais, em fevereiro, ficou acima dos 40 pontos, marcando 42,5, na Sondagem Industrial do Maranhão, realizada de 02 a 11 de março, pela Federação das Indústrias. O estudo revela a percepção dos empresários sobre desempenho da produção, do emprego, dos estoques e da utilização da capacidade instalada da indústria. A retomada se deu devido ao aumento da produção das médias e grandes indústrias, que cresceram 4,6 pontos em relação a janeiro, chegando aos 44,6. 

Termelétrica - A vereadora Luciana Mendes (PTdoB) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal, já encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), pedindo uma cópia da licença ambiental para a instalação da usina termoelétrica MPX da Eneva, instalada no Distrito Industrial de São Luís. A vereadora quer avaliar os impactos provocados pelo empreendimento, que produz energia elétrica com utilização de carvão mineral, substância considerada altamente poluente.  

Nenhum comentário: