26 de abr de 2015

Índice de desemprego aumentou no Maranhão no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Caged

GIRO ECONÔMICO

É por uma pequena diferença, mas a taxa de desemprego no Maranhão no primeiro trimestre do último ano do governo de Roseana Sarney(PMDB) foi menor do que nos três primeiros meses deste ano, com o Estado já sob o comando de Flávio Dino (PCdoB). De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Demitidos (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de janeiro a março deste ano o salgado negativo na geração de empregos no Estado foi de 6.841, enquanto neste mesmo período em 2014 foi de 6.800. Quanto ao mês de março, a diferença de 2014 para 2015 é gritante, pois no ano passado o saldo negativo foi de 2.637, enquanto este ano, no mesmo mês, apenas 659, o que significa dizer que os desligamentos foram mais acentuado em janeiro e fevereiro.
As estatísticas do Caged sempre dependem de uma série de fatores, como muitas admissões pela modalidade emprego temporário e consequentes demissões, situações climáticas, mas de qualquer forma é a ele que recorrem os políticos quando querem mostrar que seu modo de governar é melhor do que o do adversários. Os números aqui publicados servem para contrariar e massagear egos de todas as correntes.

Revista - A revista Maranhão Hoje, que chegou às bancas neste fim de semana, traz ampla reportagem com a fundadora da Sorridents, Carla Sarni, que planeja ainda este ano ampliar sua franquia para os municípios de Timon, Imperatriz, São José de Ribamar, Codó e Bacabal. Carla Sarni, que deverá vir ao Maranhão em agosto proferir palestra a empresários locais, é hoje uma das mulheres mais influentes do Brasil, e seu exemplo de vida, pois de criança pobre em Pitangueiras (SP) virou uma grande empresárias, é contado para diversas plateias por ser uma das palestrantes mais requisitadas do País.

Vacinação - O lançamento oficial da campanha 2015 de vacinação contra febre aftosa no Maranhão será dia 05 de maio, quatro dias após a abertura. O município escolhido para este evento é Pinheiro, na Baixada Ocidental, uma das regiões que mais preocupam a Agência de Defesa Agropecuária (Aged), por ser grande concentradora de quilombolas, pequenos criadores, carroceiros e outros que têm quantidade pequena de animais bovinos e bubalinos, mas se descuidarem podem comprometer todo o rebanho maranhense.

Desenvolvimento - O deputado Stênio Rezende, em recente visita à região dos Cocais, disse ter ficado impressionado com o desenvolvimento do comércio nos municípios de Timon e Caxias, que se preparam para receber dois grandes empreendimentos de shopping centers, ambos planejados nos mesmos padrões dos existentes em São Luís e outras capitais do Nordeste.






Na reunião da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens, a presidente da Abav-MA, Maria Antonieta Uchoa, ladeada pelo secretário-adjunto de Turismo de São Luís, Guilherme Marques, e o presidente da Abav Nacional, Raimundo Azevedo



Comemoração - A manhã da próxima terça-feira (28), data em que a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) completa 50 anos de fundação será toda ela dedica às comemorações desta data, e começa com uma missa, às 08h, na sede da entidade, na Rua da Estrela (Centro Histórico) e em seguida uma sessão solene na Câmara Municipal, por sugestão do vereador José Joaquim Ramos (PSDB). Na noite do dia seguinte, será o grande momento das festividades, a partir das 20h, na Dalcar BMW, na Cohama, com a festa propriamente dita, com homenagens aos que contribuíram para fortalecer a entidade.

Declaração - A seis dias do fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não entregaram o documento. Até às 24h de sexta-feira (24), 16.484.193 declarações foram encaminhadas à Receita Federal. O número representa 59,9% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, último dia de entrega. O último prazo para a entrega da declaração do IRPF é a próxima quinta-feira, dia 30.

Nenhum comentário: