9 de abr de 2015

Museu da Gastrionomia é um dos maioes desafios para a nova secretária municipal de Turismo de São Luís

GIRO ECONÔMICO

Um dos maiores desafios da nova secretária municipal de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, é dar andamento a uma de suas maiores obras na passagem anterior pela pasta, quando Tadeu Palácio era o prefeito: o Museu da Gastronomia, um empreendimento no Centro Histórico, que, vão-se aí quase dez anos, ainda está longe de terminar, apesar das constantes promessas do Ministério do Turismo de mais liberação de recursos para sua conclusão. Socorro Araújo foi também adjunta de Tadeu Palácio na Secretaria Estadual de Turismo, no governo de Roseana Sarney, e, dizem, era a cabeça pensante da Setur, portanto tem muito a contribuir com a atual gestão no sentido de ser estabelecida uma parceria entre os dois governos em favor do fortalecimento do turismo na capital.
Socorro Araújo, apesar dos desafios que diz ter pela frente, assume uma pasta bem organizada, com vários projetos em andamento, inclusive negociações com companhias aéreas no sentido de aumentar voos para São Luís, resultados da ação desenvolvida pelo antecessor, Guilherme Marques, que passa a ser seu adjunto, a mesma função exercida quando Lula Fylho (hoje secretário de Governo) era o titular. 

Veículos - O Piauí, apesar de ser um estado de menor população e menor PIB, vendeu nos três primeiros meses de 2015 1.600 veículos a mais que o Maranhão, segundo dados da Fenabrave. No segmento de automóveis e comerciais leves, foram 5.183 no Piauí contra 4.791 no Maranhão; ônibus e caminhões, 133 no Piauí e 213 no Maranhão; e no segmento de motocicletas, 3.224 para o Piauí contra 2.010 do Maranhão. Em março, o mercado piauiense registrou 3.381 vendas e o Maranhão fechou com 2.548.

Pavimentação - A Estrada do Arroz, entre Imperatriz e Cidelândia, que o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, promete asfaltar, é um projeto tão antigo que até o nome perdeu sentido, pois às suas margens não há mais plantio do grão, já que os terrenos foram substituídos por pastos e ocupações de camponeses. O investimento vale pelo lado social, pois muitas famílias passam a ter transporte mais seguro. Como a promessa se arrasta desde o Governo Luiz Rocha (182-87), tem um valor simbólico importante.

Pós-graduação - O Fundo de Desenvolvimento Pecuário (Fundepc), presidido por Osvaldo Serra, está custeando a pós-graduação em nível de mestrado de mais 20 profissionais da Agência de Defesa Agropecuária (Aged-MA). Vale ressaltar, que este foi um dos quesitos que mais contribuíram para a Organização Mundial de Saúde Animal (OEI) acreditar na política maranhense de combate à febre aftosa, no ano passado. 





Na abertura da exposição sobre seu irmão Jackson Lago (ex-governador do Estado), o ex-deputado Wagner Lago ladeado por Marta e a deputada Valéria Macedo (D), que integra a bancada do PDT na Assembleia Legislativa



Conselho - O governador Flávio Dino (PCdoB) tem encontro agendado para às 14h30 com os integrantes do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) com os quais não se reúne desde fevereiro, apesar de ter ficado combinado que as reuniões seriam mensais. Como várias coisas ocorreram no setor econômico nestes quase 60 dias de intervalo, os debates devem se estender por quase toda à tarde, até porque é preciso avaliar o que ficou combinado no último encontro, analisar a conjuntura atual e debater metas futuras.

Emprego - O trabalhador brasileiro passa a contar com mais um aliado para procurar recolocação profissional, o Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, que permite ao cidadão pesquisar e se candidatar às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem sair de casa ou depender de intermediário. O sistema está disponível na internet em http://maisemprego.mte.gov.br/ ou no site www.mte.gov.br. O Maranhão concentra 3.385 vagas, que podem ser verificadas no portal.

Nenhum comentário: