20 de abr de 2015

Receita Federal define calendário para restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015

GIRO ECONÔMICO

As restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começam a ser pagas dia 15 de junho, conforme Ato Declaratório da Receita Federal publicado sexta-feira (17) no Diário Oficial da União. Nos meses em que a data cair em um fim de semana ou feriado, o pagamento será feito no primeiro dia útil subsequente. É o caso de agosto, quando o dinheiro será liberado dia 17; de setembro e novembro, no dia 16. As restituições terão prioridade pela ordem de entrega, bem como o contribuinte com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas portadoras de necessidades especiais ou de moléstia grave. O prazo para a entrega da declaração começou em março e termina no dia 30 de abril. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário, até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto da figura para obter mais detalhes.
A Receita Federal postou uma série de 11 vídeos no site Youtube para tirar dúvidas sobre preenchimento e entrega do IR. Chamada de TV Receita Responde, a série tem como objetivo explicar de forma simples os assuntos relacionados à declaração.

Salangô - O Projeto Salangô, em São Mateus, que já engoliu milhões de reais num projeto para plantio de arroz irrigado, voltou a ser prioridade. Sábado, o governador Flávio Dino (PCdoB) esteve no local para anunciar sua retomada, mas vale destacar que no governo passado, após uma ação conjunta da Secretaria de Agricultura com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), ele federalizada, pelo programa Mais Irrigação, que nasceu antes do governo atual.

Indenização - Mais uma indenização a ser paga pela Petrobras por ter interrompido o projeto da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira: os deputados que integram a Comissão Externa da Câmara que investiga o fim dos projetos tanto no Maranhão quanto no Ceará vão ajudar os moradores remanejados, para que o terreno fosse cedido à estatal, na busca de indenização na Justiça, pelo que perderam com as desapropriações de suas áreas, bem como por estarem agora jogados à própria sorte.

Leilão em Bacabal - O Recinto Leilonorte, em Bacabal, será aberto no próximo sábado, dia 25, para realização do Leilão Qualidade do Corte, em que serão comercializados mil animais, sendo 700 bezerros e 300 bezerras da rala Nelore, que vão enriquecer os pastos dos compradores para cria, recria e engorda.



A Comissão Externa da Câmara Federal que investiga o fim da Refinaria Premium I do Maranhão (Bacabeira) e Premium II, do Ceará, coordenada por Eliziane Gama, foi recepcionada na Assembleia Legislativa pelo presidente Humberto Coutinho, sexta-feira


Conhecimento - O deputado Alexandre Almeida, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, lamentou a decisão do Sistema Fiema de suspender o projeto Indústrias do Conhecimento em Timon, apesar de todas as tratativas do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Prefeitura Municipal. Segundo a direção do órgão, surgiram algumas dificuldades em relação ao terreno, que estaria também destinado a outra obra, portanto o projeto foi encaminhado a outro município, “ficando Timon para outra oportunidade”.

Feriado - Como não poderia deixar de ser, as repartições públicas – federais, estaduais e municipais – inclusive Judiciário e Ministério Público, não funcionam nesta véspera de feriado, e até mesmo algumas entidades privadas (Fiema, Sebrae, Fecomércio...) ficarão de portas fechadas, mas os bancos abrem e o comércio vai funcionar também, ou seja, todos aqueles que estão de folga nesta segunda-feira vão encontrar gente trabalhando para atendê-los, porque a vida precisa ser tocada e o governo precisa arrecadar mais.

Nenhum comentário: