16 de abr de 2015

Safra de cana-de-açúcar no Maranhão tem aumento de 16%, conforme estimativa divulgada pela Conab

GIRO ECONÔMICO

A colheita de cana-de-açúcar no Maranhão na safra de 2015 será 16% maior que a registrada em 2014, segundo números divulgados nesta quarta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o levantamento, serão 2.722,7 milhões de toneladas contra 2.347,9 milhões da safra anterior. De acordo com a Conab, dessa produção serão produzidas 10,7 mil toneladas de açúcar, 207.410,4 milhões de litros de etanol, sendo 185.194,8 milhões de litros de álcool anidro e 22.215,6 milhões hidratado. O Maranhão, conforme o estudo, é o quinto maior produtor de cana do Nordeste, atrás de alagoas (22.687,8 1,2 milhões de toneladas), Pernambuco (15.260,0 milhões de toneladas), Paraíba (6.586,2 milhões de toneladas) e Rio Grande do Norte (2.880,3 milhões de toneladas).
Ainda de acordo com a estatística, a área plantada no Maranhão pulou de 38,8 mil hectares na safra passada para 40,4 mil este ano, ou seja, aumento de 4,2%. Quanto à produtividade, ela era 60.592 quilos por hectare e agora chegou a 67.427 quilos por hectare, ou seja, um aumento de 11,3%.

Vereda - O Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) e a Petrobras inauguram nesta sexta-feira (17) as obras de infraestrutura do Projeto Viva Vereda, constituídas de um aviário, horta, casa de fabricação de farinha de mandioca, poço artesiano, caixa d’água e um centro educacional. O projeto, que também realizou treinamentos e presta assistência técnica, está possibilitando a inserção de novas atividades agrícolas aos moradores de Vereda e Rio Grande, localizados a cerca de 60 quilômetros da cidade de Barreirinhas.

Grilleto - O Griletto, a maior rede de grelhados do Brasil, inaugurou nesta quarta-feira (15) um loja na praça de alimentação do Pátio Norte Shopping, em São José de Ribamar, sendo esta a terceira no Estado, pois está presente também no Imperatriz Shopping, em Imperatriz, e no Rio Anil Shopping, em São Luís. De acordo com a empresa, o mercado nordestino está na prioridade do seu plano de expansão, devendo, somente este ano, inaugurar outras sete lojas na região, das trinta previstas em todo o Brasil. 

Futebol - A TV Guará, que ganhou os direitos de transmissão do Campeonato Maranhense, não imagina a dor de cabeça que será transmitir a final, caso o Imperatriz se classifique, pois nesta caso a disputa será na cidade de Imperatriz, o que lhe forçará a montar uma mega estrutura na região tocantina para mostrar este jogo ao vivo.




No jantar de terça-feira, no Restaurante Manu, para comemoração da Tim pela liderança em telefonia móvel no Maranhão, o editor deste Giro e Diego Emir com a equipe de marketing da operadora



Fecoimp - Num evento que reunirá diversas lideranças empresariais, além de potenciais expositores, será lançada nesta quinta-feira à noite, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que será realizada de 16 a 19 de setembro. Trata-se de um dos maiores eventos de mercado do Maranhão e que ano passado receber mais de 35 mil visitantes, nos quatro dias de realização, conforme números divulgados pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Jairo dos Santos.

Balde cheio - Numa promoção da Associação Comercial de Barra do Corda e o Sebrae-MA foi apresentada aos criadores de gado leiteiro deste município a Metodologia Balde Cheio, voltada para aumento da produção de leite na região. Segundo Raoul Bidjeke, que atuou como palestrante, a metodologia, desenvolvida pela Embrapa, que busca melhorias e desenvolvimento na pecuária leiteira, capacitando os produtores com monitoramentos, trocas de informações e acompanhamentos com consultores.

Nenhum comentário: