16 de abr de 2015

Serviço autônomo de água e esgoto de Bacabal pode ser privatizado, segundo alerta do deputado Roberto Costa

A exemplo de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que recentemente transfeririram para a Odebercht, o município de Bacabal também poderá ter seus serviços de água e esgotos privatizados, conforme alerta feito nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa, pelo deputado Roberto Costa (PMDB), que condenou a possibilidade de privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Segundo o deputado, assunto tem assustado moradores e funcionários da Companhia, que temem pelo aumento da tarifa de água e pelo desemprego, respectivamente, "uma vez que, em todos os locais onde houve a privatização do sistema de água, a população passou a pagar contas mais caras, além da inclusão de cobrança de novas taxas de serviços. Em alguns casos, segundo o parlamentar, os reajustes chegaram a 300%".
Como a privatização acontece em todo o sistema, os moradores da zona rural de Bacabal, que atualmente tem água gratuita, teriam que passar a pagar pelo fornecimento. Com contas mais caras, a tendência é que a inadimplência aumente, o que poderia comprometer também a qualidade da prestação do serviço. Segundo o Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, a privatização extinguiria a tarifa social, que beneficia os usuários residenciais de baixa renda com a cobrança de valores diferenciados. O deputado defendeu que, em vez da privatização, o que deveria ser tratado é a melhora do sistema de água com o reforço dos investimentos no SAAE. 
"A população tem se rebelado contra essa possibilidade porque a mudança do sistema público para o privado, acarreta ainda mais a vida difícil de muitos bacabalenses. Sabemos que geralmente, empresa que privatiza serviço não tem preocupação social e nem comprometimento com a realidade local, por isso há todo um ônus para a população envolvido nessa negociação; eu confio no trabalho dos vereadores e peço, inclusive, que a Câmara possa intervir e não seja a favor dessa decisão", pontuou.
Na última sexta-feira, representantes do Sindicato dos Urbanitários estiveram em Bacabal para uma reunião com a sociedade civil e vereadores.

Nenhum comentário: