28 de mai de 2015

Federação das Indústrias promove nesta quinta-feira debate sobre alternativas para produção de energia elétrica

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) realiza nesta quinta-feira (28), mais umaedição do Encontro com Empresários com a temática “Energia Competitiva no Maranhão”. A ação acontece a partir das 8h, no Casa da Indústria Albano Franco, sede da entidade, no retorno da Cohama. O Encontro com Empresários é uma das ações realizadas pelo Sistema FIEMA, no mês de maio, para comemorar o Dia da Indústria e tem por objetivo discutir como reduzir os impactos do aumento dos custos da energia, gerar competitividade na indústria maranhense e fortalecer a relação da entidade com seus associados.

Para o superitendente da Federação, Albertino Leal, o evento é um ambiente para discutir temas relevantes ao desenvolvimento da indústria no estado. “Desta vez iremos abordar diferentes formas de geração de energia e como podemos torná-la competitiva no estado. Teremos diversas palestras para tratar da temática que é de grande importância para o desenvolvimento industrial no Maranhão”, destacou.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a demanda de energia global aumentará em 30% até 2035. O crescimento previsto é de 13% para petróleo; 17% para carvão; 48% para gás natural; 66% para energia nuclear e 77% para energias renováveis. E o potencial de energia eólica no Brasil é em torno de 350 mil MW, sendo que a região nordeste possui mais de 50% do potencial eólico nacional. “As economias emergentes tem um papel fundamental nesse crescimento, que lideradas pela Ásia (em particular a China), serão responsáveis por mais de 90% do crescimento previsto”, relatou o responsável pelo Centro Internacional de Negócios (CIN da FIEMA), Vinicius Muniz.

No encontro serão realizadas as palestras: "Setor elétrico brasileiro: cenário atual e perspectivas", com o consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Senna Figueiredo; “Cenário Atual da Geração de Energia Eólica no Nordeste”, com conselheiro da Agência Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Pedro Cavalcanti; “Mini e Micro Geração Distribuída de Energia”, com Diretor da empresa SATRIX Energias Renováveis, Francisco Bastos Sampaio Neto e a palestra “Energia Competitiva no Maranhão", com a secretária de Minas e Energia do Estado do Maranhão, Crisálida Fonseca Rodrigues.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail cerimonialfiema@fiema.org.br. Outras informações pelo telefone (98) 2109-1875.

Nenhum comentário: