16 de jun de 2015

Juro do cheque especial chega a mais de 10% e de empréstimo pessoal a mais de 5%

GIRO ECONÔMICO

As taxas médias de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal subiram no início de junho na comparação com igual período de maio, segundo pesquisa da Fundação de Proteção de Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP). No empréstimo pessoal, foi registrada alta de 0,05 ponto percentual, passando de 6,1% para 6,15%, o que equivale a 014,63 ao ano. No cheque especial, a taxa média passou de 11% ao mês para 11,16%, com taxa equivalente anual de 255,83%. Apenas a Caixa Econômica, que já oferece o menor juro, reduziu a taxa do empréstimo pessoal de 4,4% para 4,27%, um recuo de 2,95% na comparação com maio. A única alta foi verificada no Santander, com elevação de 6,68% em relação a maio. A taxa passou de 7,49% para 7,99%. Banco do Brasil (5,25%), Bradesco (6,57%), HSBC (7,3%), Itaú (6,26%) e Safra (5,4%) mantiveram suas taxas.
Os bancos que mantiveram os juros praticados no cheque especial são Banco do Brasil (10,34%), Itaú (10,64%), Safra (10,4%) e Santander (13,74%). Nessa modalidade, a taxa mais alta é a do Santander.

Aftosa - A partir desta terça-feira (16), os estabelecimentos que comercializam vacinas contra a febre aftosa só poderão fornecer o produto com autorização da Agência de Defesa Agropecuária (Aged-MA), que, pela extinção do prazo para imunização do rebanho na primeira etapa da campanha 2015, aberta dia 1º de maio e estendida até ontem, dia 15, passará a exercer um maior controle junto aos criadores, a fim de identificar quem deixou de cumprir o calendário, para aplicação de multa.

Recarga - Já é tradição na Vivo todos os anos lançar cartões de recarga dos telefones pré-pagos com imagens associadas aos festejos juninos do Maranhão, e na próxima quita-feira (18), ao meio-dia, no Restaurante Manu, no bairro do Calhau, serão lançados os deste ano, num almoço que reunirá, além de comerciantes do produto, profissionais de imprensa. O objetivo da operadora com esta ação é tornar o folclore junino maranhense mais conhecido e despertar interesse por esta arte popular.
Medição - Alguns institutos de pesquisa de opinião pública estão em campo medindo o sentimento da população nestes seis meses do Governo Flávio Dino. Os números sobre aprovação e reprovação dos maranhenses com as mudanças devem ser divulgados ainda na primeira quinzena de julho.






Na inauguração da Desing Prime, Gustavo von Randow, Alexandre Chuairy, Dirceu Luis Groth e Antônio Marcos Lopes



Nutrição - A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com instituições de ensino superior, está oferecendo orientação e avaliação nutricional em todos os Restaurantes Populares administrados pelo Governo do Estado. O atendimento consiste em cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão e repasse de informações sobre alimentação adequada aos seus frequentadores, a fim de evitar doenças decorrentes de uma alimentação não saudável.

Futebol - A comissão mista do Congresso Nacional que avalia a MP 671/2015 (MP do Futebol) tentará pela terceira vez, hoje, às 14h30, apreciar o relatório preliminar do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) sobre refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol e em contrapartida impõe uma série de exigências, como redução do déficit; cumprimento rígido de obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas; e até investimento em futebol feminino. Os clubes e as federações querem a flexibilização das regras.

Nenhum comentário: