7 de jun de 2015

Parque da Vila Palmeira será rebatizado como Humberto de Maracanã e Arraial do Ipem terá nome de Donato Alves

O Parque Folclórico da Vila Palmeira, recentemente reintegrado ao patrimônio público do Estado, após passar vários anos sob o comando da Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Maranhão (Fefcema), passará a ser denominado de Parque Humberto de Maracanã, em homenagem ao falecido cantador do Bumba-meu-boi de Maracanã Humberto Mendes. O espaço, que está passando por mudanças com vistas aos festejos juninos, terá seu piso revestido de concreto polido interna e externamente; teve restaurada toda a parte elétrica e hidrossanitária dos quiosques e banheiros; reforma dos quiosques; novo sistema de iluminação e um novo palco.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Cultura, após a retomada do parque, foram retiradas aproximadamente 40 carradas de entulhos, o que equivale a 250 toneladas de objetos que apenas ocupavam o espaço do Parque. “A revitalização dos espaços do povo revitaliza a nossa cultura, a participação popular, gera renda, estimula o turismo e nos faz sentir a alegria de ver espaços abandonados, antes terceirizados, agora de volta, nas mãos dos maranhenses”, afirmou Ester Marques, secretária de cultura do estado.

Outro espaço que está ganhando nova denominação é o Centro Social dos Servidores do Maranhão, o Ipem- Calhau, que homenageará Donato Alves, fundador do Boi de Axixá, falecido este ano. Pinturas, reconstrução do meio-fio , reforma de banheiros e calçadas são apenas algumas das mudanças já percebidas pelo governador durante a vistoria das obras. "O Ipem é um espaço querido pelos servidores de todo Estado. Famílias inteiras costumam vir e ficar nos chalés e como será um marco ter de volta o Arraial do Ipem para alegrar ainda mais os servidores do Maranhão”, diz Felipe Camarão, secretário de Gestão e Previdência.

O governador Flávio Dino em visita ao Ipem na tarde deste sábado, onde
ouviu do secretário Felipe Camarão detalhes sobre a reforma do espaço
Para reativar o arraial do Ipem, os coordenadores ouviram os vizinhos, conversaram com os moradores da redondeza e estabeleceram regras de boa convivência no período do Arraial. “Estabelecer esse diálogo com a comunidade é muito importante. Teremos dias de muita festa e alegria e, por isso, desde já estabelecemos um diálogo pacífico com os moradores que têm suas casas perto do arraial”, disse o coordenador Arllen Cordeiro.

Um terceiro espaço do Estado para as festivudades juninas é a Praça Nauro Machado, que será reinaugurada no próximo dia 12, marcando o início da restauração e revitalização da cultura latente no Centro Histórico de São Luís. Símbolo da história do povo maranhense e um dos cartões-postais da capital, a Nauro Machado está agora limpa, reformada, iluminada e conta com um posto policial permanente que garantirá a segurança do local.

Nenhum comentário: