4 de jul de 2015

Ministério Público impõe exigências para realização da tradicional Cavalgada de Imperatriz que abre a Expoimp

GIRO ECONÔMICO

A tradicional cavalgada que se repete neste sábado (04) para marcar a abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) está cercada de cuidados, pois o Ministério Público, por meio da 3ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Educação do município, expediu Recomendação, orientando autoridades e organizadores do evento para o cumprimento de regras preventivas de acidentes, poluição e maus tratos aos animais. De acordo com o promotor de Justiça Jadilson Cirqueira, a orientação aos participantes e organizadores do evento é necessária para reforçar a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98, art. 32), que determina detenção e multa a quem praticar qualquer tipo de abuso contra animais. Ele explica, ainda, que a responsabilidade ambiental é dever de todos, inclusive quanto à poluição de vias públicas.

O documento orienta a proibição do uso de garrafas de vidro e adequada destinação do lixo, com participação do serviço de limpeza pública no evento, e credenciamento de veículos de tração animal pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran).

Diversidade - O Boticário e a agência AlmapBBDO receberão o selo de “amigas da diversidade” pela campanha “Casais”, promovida em homenagem ao Dia dos Namorados. O título é concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a empresas que combatem o preconceito. A premiação será realizada em 24 de julho, em evento na unidade. O case premiado gerou polêmica e foi alvo de reações homofóbicas, por mostrar casais homoafetivos entre os personagens escolhidos para a troca de presentes.

Pesquisas - A Federação das Indústrias (Fiema), a exemplo da campanha eleitoral do ano passado, será a principal financiadora das pesquisas que o Instituto Exata fará para a TV Guará (Record News) e o Jornal Pequeno, para medir as intenções de votos dos eleitores de São Luís sobre a sucessão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). A primeira, divulgada nesta quinta-feira, atiçou o deputado e ex-prefeito João Castelo (PSDB), que aparece em segundo lugar, atrás da deputada Eliziane Gama e à frente do atual prefeito.

Veterinária - Será inaugurada neste domingo (06), no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz, a Delegacia Regional de Medicina Veterinária do município. O órgão dará suporte ao Conselho Regional de Veterinária, atuando na fiscalização e defesa do exercício legal da profissão em toda a região tocantina. 


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) certificou 60 alunos do Pronatec, quinta-feira, dentre eles Valdilene Ferreira, que no registro aparece com o gerente de Qualificação Profissional do Senar, Carlos Antônio Feitosa de Sá, e o governador Flávio Dino





Combustível - Quem circula pelas ruas e avenidas de São Luís já deve ter tido pelo menos a sensação de que há menos veículos circulando na cidade, fato que pode estar relacionado ao alto custo com manutenção e abastecimento dos carros, sem falar naqueles que foram obrigados a devolver, por falta de pagamento. A diretora da Rede Paloma (distribuidora Petrobras), Sâmia Nicolau, dá um indicativo de que isto não é apenas uma sensação, mas realidade: as vendas de combustíveis na capital caíram 15% nos últimos meses.

Televisão - As operadoras de TV paga que ainda não dispõem em suas grades a programação do Esporte Interativo vão ser pressionadas pelos desportistas maranhenses, em especial os da região tocantina, pois a emissora vai transmitir com exclusividade os jogos da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, cujo representante maranhense é o Imperatriz, da cidade do mesmo nome, portanto há o maior interesse de acompanhar o desempenho desta equipe, que sonha estar, em 2016, disputando a Série C do Brasileirão.

Nenhum comentário: