7 de ago de 2015

CPI da Saúde vai investigar os quatro meses do governo Jackson Lago em 2009 ou só a partir de Ricardo Murad?

A instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Estadual de Saúde não está incomodando apenas o ex-secretário Ricardo Murad e os demais integrantes do governo de Roseana Sarney, mas também os que fizeram parte da equipe do ex-governador Jackson Lago.

Afinal de contas, a convocação foi para que se apure o que ocorreu naquela pasta entre os anos de 2009 e 2014. Ora, até abril de 2009 o governador era Jackson Lago e o secretário de Saúde era Edmundo Costa Gomes (foto), portanto, caso o calendário investigatório seja levado a risca, é preciso que se busque um levantamento dos quatro meses antes do retorno de Roseana Sarney ao comando do Estado, até para se saber se estava tudo na mais perfeita ordem e desorganizado depois ou se as práticas eram tão parecidas quanto as da gestão de Ricardo Murad.

Vale lembrar que durante o período em que Jackson era governador muitas denúncias foram levantadas contra sua gestão, justamente por parte de quem iria suceder após a decisão judicial. Apesar das suspeitas, não se chegou a ir a fundo nas investigação, tampouco a Assembleia quis fazer CPI para apurar esses fatos. Com a instalação dessa comissão, agora, ou a coisa será feita corretamente ou então fica a imagem de vingança política, o que não é bom para a democracia.

Nenhum comentário: