13 de ago de 2015

Produção de motocicletas registra queda de 13% no mês de julho, segundo dados divulgados pela Abraciclo

GIRO ECONÔMICO

A produção nacional de motocicletas registrou uma queda de 13% no mês de julho, na comparação a junho, e de 25,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a julho, a produção de motocicletas somou 799.981 unidades, um recuo de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados terça-feira (11) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Com 101.721 unidades produzidas em julho último, as vendas de motocicletas no atacado [para concessionárias] nos sete primeiros meses do ano somaram 752.747 unidades, volume 9,3% inferior ao acumulado de 2014. Considerando-se apenas julho, houve queda de 7,3% na relação com junho e de 17,1% na relação a julho de 2014, com a comercialização de 93.654 unidades.

No varejo, as vendas tiveram queda de 10,6% no acumulado do ano, somando 749.441 unidades vendidas. Em julho, houve avanço de 6,6% em relação a junho e queda de 11% na relação com julho do ano anterior, totalizando 107.741 unidades comercializadas.

Capacitação - Será realizado, dia 18, na Federação das Indústrias, o Encontro com Contadores, iniciativa em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), para fortalecer o associativismo e fomentar a competitividade das indústrias. É a primeira vez que é realizado em São Luís (em maio, foi na cidade de Imperatriz) e tem o objetivo de aproximar industriais e contadores, apresentando o Sistema de Representação da Indústria e o Sistema Indústria.

Caema - Pela quantidade de reclamações contra a Caema, todos os dias, em emissoras de rádio, a estatal está carecendo de uma fiscalização por parte de agentes do Procon, a fim de respeitar os consumidores, a exemplo do que vem ocorrendo com empresas privadas quando desobedecem o Código de Defesa do Consumidor. Uma punição seria uma medida exemplar, até para mostrar que, mesmo pertencendo ao Estado, órgão tem autonomia para fazer cumprir a lei.

Tegram - Os donos do Terminal de Grãos (Tegram) sequer apareceram nas fotos oficiais sobre a inauguração da obra, pois todas as atenções estava voltadas para o governador Flávio Dino (PCdoB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), passando para a população a ideia de que trata-se de uma iniciativa pública, mas pertence a um consórcio de empresas.








O advogado Eduardo Moreira (D) recebeu título de Cidadão Maranhão, na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Othelino Neto



Carne - As exportações de carne bovina brasileira em julho atingiram seu maior faturamento do ano: US$ 505,8 milhões, com embarques de mais de 113,5 mil toneladas. O mercado também apresentou crescimento, de faturamento (3%) e em volume (0,4%), quando comparado com junho. O grande destaque foi a China, que desde a abertura (em meados de junho) vem se confirmando como um grande mercado para a carne brasileira. O país já ocupa a quarta posição entre os maiores importadores do produto nacional. 

Forum - A Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura realizam, dias 20 e 21 deste mês, o 3º Fórum Regional de Articulação Técnico-Política da Agricultura Familiar Nordestina. O evento será encerrado com a plenária para deliberação da Carta de São Luís. Um dos objetivos é estabelecer o processo de articulação institucional entre gestores públicos estaduais responsáveis pelas políticas públicas de apoio à agricultura familiar no Nordeste.

Nenhum comentário: