22 de ago de 2015

Senador critica governos estaduais por quererem aumentar impostos para compensar deficiência de caixa

GIRO ECONÔMICO

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) condenou da tribuna do Senado, nesta sexta-feira (21), a intenção dos secretários estaduais de fazenda de aumentar os impostos para enfrentar a falta de recursos de custeio da máquina administrativa. Os secretários estiveram reunidos na quinta-feira (20), em Brasília, para discutir a regulamentação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente no comércio eletrônico. Aproveitaram para examinar alternativas à crise econômica - uma delas o aumento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) incidente sobre bens de herança. Para Jucá, o caminho para enfrentar os problemas de caixa dos estados passa pela contenção de gastos e simplificação tributária, "nunca pela oneração das famílias".

O senador referiu-se especificamente à tentativa de elevar de 4% para 20% o ITBI incidente sobre bens de herança. Ele advertiu que dificilmente uma família terá em poupança 20% do valor do imóvel para pagar o imposto.

Senai - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para pré-matrículas a cursos técnicos e de qualificação profissional na modalidade ensino a distância. São 50 vagas para cada curso, que serão oferecidos nas áreas de Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e Redes de Computadores (cursos técnicos) e Operador de Computador, Montador e Reparador de Computador, Almoxarife e Assistente Administrativo (cursos de qualificação). 

Itans  - O governador Flávio Dino (PCdoB) visita o povoado de Itans, no município de Matinha, neste sábado, onde deverá anunciar ordem de serviço para pavimentação de um pequeno trecho rodoviário que liga a comunidade à MA 014, considerado de fundamental importância para garantir o escoamento do pescado extraído na região. A obra foi anunciada em fevereiro do ano passado pelo então secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, mas somente agora está saindo do papel.

Festa de santo - Um grande número de fiéis de várias partes do Maranhão e de outros estados é esperado em Vargem Grande, neste sábado, para o festejo de São Raimundo dos Muluduns. Trata-se de um dos maiores eventos católicos do Maranhão, que deveria estar na agenda do turismo religioso, mas...

Na abertura do Congresso do XV Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, ladeado pela coordenadora do evento, Lítia Cavalcanti, e o presidente da Associação do Ministério Público do Consumidor, Plínio Lacerda Muniz


Drogas - O alerta é do deputado estadual Adriano Sarney (PV): as feiras de São Luís se transformaram nos locais preferidos para os comerciantes de drogas, principalmente crack, que custa bem menos para os viciados. Por conta disto, viraram lugares perigosos para os feirantes normais e os clientes, daí porque apela para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, reforce o policiamento nessas áreas, pois comércio de alimentos não combina com negócios de traficantes.

Administração - Na próxima segunda-feira (24), às 12h, na Câmara Municipal de São Luís será realizada sessão solene para entrega de placas e homenagens aos órgãos que representam os profissionais de Administração. O vereador Ricardo Diniz, que é administrador e autor do projeto que instituiu 2015 como Ano do Administrador no Município de São Luís, é o autor da proposição e diz que elaborou esta solenidade como forma de prestigiar os profissionais da área pela relevância no âmbito social.


Nenhum comentário: