3 de set de 2015

Produção de veículos registra queda de 20%, segundo pesquisa realizada pelo IBGE

GIRO ECONÔMICO

A indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias acumula queda de 20,2% na produção de 2015, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda da indústria automotiva foi a que teve maior impacto no indicador geral entre os 26 ramos pesquisados pelo instituto no período de janeiro a julho. A produção industrial do Brasil recusou 6,6% até o sétimo mês de 2015, a maior queda desde 2009, quando houve retração de 7,1%. Nos sete primeiros meses do ano, a maior queda (29%) foi registrada nos equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Os produtos farmacêuticos e farmoquímicos tiveram o terceiro maior recuo, de 15,5%. Dos 26 ramos pesquisados, três acumulam resultados positivos: indústria extrativa, com alta de 8,4%, e o de produtos diversos, com 2,9%. A indústria de celulose, papel e produtos de papel variou 0,3% entre janeiro e julho.

Em recorte das categorias de econômicas, a indústria de bens de capital foi a que mais caiu em 2015, com recuo acumulado de 20,9% desde janeiro. Os bens de consumo acumulam perdas de 8,7% na produção, chegando a 14,2% nos bens de consumo duráveis. Já os bens intermediários caíram 3,4%. 

Mateus - O empresário Ilson Mateus inaugura nesta sexta-feira (4) mais um Mix Mateus, marca do Grupo Mateus que atua com o conceito de “cash and carry”, também conhecido por atacarejo, ou seja, une atacado e varejo em um só ambiente para a comodidade do cliente. O empreendimento fica localizado na Estrada da Mata, no Jardim Tropical (Cidade Operária) próximo ao Socorrão II e funcionará segunda a sábado, das 7:30h às 22h e aos domingos, das 7:30h às 14h.

Piscicultura  - O Sebrae está promovendo na 59ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) o curso "Piscicultura Básica para Potencias Empreendedores". As aulas são realizadas no estande da instituição, no Parque Independência. Com duas horas de duração (das 17h ás 19h), o curso é ministrado pelo biólogo e consultor Raifran Pontes e terá três turmas - uma realizada na quarta-feira (2) e as de quinta (3) e sexta-feira (4). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no local, meia hora antes do início das aulas. 

São Domingos - Parmênio Carvalho Júnior, diretor da Canopus Construções, e diretores do Hospital São Domingos estiveram reunidos nesta terça-feira (01) visando à aceleração do processo de instalação da unidade de saúde no Pátio Norte Norte, cuja inauguração está prevista para o mês de outubro.



O deputado Fábio Braga (PTdoB) liderou a visita dos prefeitos de Riachão (Crisogono Vieira), de Vitorino Freire (Zé Leandro) e de Bom Jesus das Selvas (Cristiane Damião), além do presidente da Câmara Municipal de Vitorino Freire (Jair Rodrigues) ao presidente da Caema, Davi Telles, para debater melhorias nos serviços de água e esgoto.


Expoema - Realiza-se nesta quinta-feira, a partir das 20h, no Palácio de Leilões Guido Pereira, do Parque Independência, um dos mais aguardados leilões da 59ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), o Leilão Zebu, em que serão comercializados animais da raça Nelore, Tabapuã e outros. Para amanhã, a programação prevê a realização de um dos mais tradicionais eventos desta feira, o Leilão Balde Branco, com destaque para comercialização de fêmeas Girolando, ideais para a produção de leite.

Tecnologia - O Instituto Tim, que oferece cursos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação, acaba de publicar em sua plataforma novo curso - Produção de Vídeos Educacionais para Web - ministrado pela professora da Coordenadoria de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Catiucia Schneider, graduada em Artes Visuais, com especialização em Educação e Mestrado em Educação e Tecnologia, e gestora da equipe de áudio e vídeo do Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do IFSul.


Nenhum comentário: