27 de nov de 2015

Consórcio Alumar é premiado pela Confederação Nacional do Transporte por ações em defesa da sustentabilidade

GIRO ECONÔMICO

Indicada pela Federação dos Transportes do Piauí, Maranhão e Ceará, em parceria com o Sest-Senat São Luís, o Consórcio Alumar recebeu o prêmio Melhoria Qualidade do Ar 2015, pelo programa ambiental Despoluir, da Confederação Nacional de Transportes (CNT), que seleciona e premia iniciativas das organizações detentoras das melhores práticas de sustentabilidade do país. A Alumar apresentou o case Otimização de Processos e Gerenciamento Sustentável: Fontes de Energia de um Case de Sucesso, iniciativa que demonstra os objetivos específicos e de gestão para a sustentabilidade dos recursos energéticos na fábrica. Pela implantação do projeto foram obtidos resultados expressivos de economia de energia, tais como: redução de 15% no consumo energético específico, de 2010 a 2014, aumento da parcela de geração própria de energia elétrica de 36% para 65% nos últimos 5 anos e diminuição de geração de resíduos sólidos.

A Confederação Nacional do Transporte desenvolve, desde 1997, um programa ambiental que visa a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e o controle do recebimento e armazenamento de combustível junto às empresas de transporte. 

Recadastramento - Começa dia 1º de dezembro o recadastramento obrigatório dos transportadores no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e os primeiros que devem regularizar a situação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) têm placa de terminação 1, que terão até 31 de janeiro para fazer o procedimento. O registro é feito em três etapas: cadastro e renovação de informações em ponto de atendimento credenciado; identificação visual dos veículos (adesivo); identificação eletrônica dos veículos (TAG). 

Vacinação - Como já havia antecipado a coluna, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) já solicitou ao Ministério da Agricultura a prorrogação até 15 de dezembro do prazo para vacinação dos animais bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Uma das principais alegações da Aged para solicitar esta prorrogação é o problema da estiagem, que estaria obrigando criadores a fazerem deslocamento dos seus rebanhos para áreas onde o acesso à água é mais fácil e estas operações acabam dificultando o trabalho de vacinadores.

Pronunciamento - Repercutiu no meio pecuarista o pronunciamento do deputado Edilázio Júnior (PV) contra os embarques de bois vivos no Porto do Itaqui. Para alguns, o parlamentar foi feliz em suas observações, porém outros acham que ele está completamente por fora do que isto pode representar de positivo para a economia do estado.

Ribamar Ewerton (D), no registro com a filha Clarissa e o presidente da Amasp, João Sampaio Magalhães, é presença confirmada no evento desta sexta-feira, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (leia reportagem ao lado), onde fará apresentação de produtos Frimesa, e amanhã recebe, mais uma vez, o troféu Carrinho de Ouro



Corrupção - Com apoio do Imperial Shopping, pertencente ao Grupo Franere, alunos do Curso de Direito do Núcleo de Pratica Jurídico Dom Affonso Felippe Gregory, da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), de Imperatriz, iniciaram nesta quinta-feira (26) a coleta de assinaturas em apoio à Campanha Nacional: 10 Medidas Contra a Corrupção, idealizada pelos procuradores que estão trabalhando nas investigações da Operação Lava Jato, que atestam haver um desvio de mais de R$ 50 bilhões por ano de verbas públicas.

Segurança - Será realizado nesta sexta-feira (27), na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da Rua do Passeio (Centro), o I Encontro de Estudantes de Segurança do Trabalho (EEST), voltado para fomentar o debate sobre as atribuições dos profissionais desta área em diferentes campos de atuação a partir da temática Desafios da Profissão: Formação e Mercado de Trabalho. O evento terá participação do consultor Carlos Aguiar que proferirá a palestra Atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho na Área Mineradora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde nobre amigo! Chegamos ao final do mês de novembro, e consequentemente nosso prazo vem se esgotando, tendo em vista que só faltam 05 (cinco) meses para o final da validade do concurso de servidores do TJMA 2011. Como as convocações não vem acontecendo, pelos problemas orçamentários que o TJ vem enfrentando, visualizamos uma saída, que seria uma nova prorrogação do concurso. Isso permitiria que o Tribunal tivesse mais tempo para executar as convocações e daria mais esperança aos aprovados que aguardam ansiosos por uma chance de ingresso no serviço público. Destacamos que não haveria prejudicados, pois não existe edital para um novo concurso, sendo assim, o Tribunal não teria gastos em realizar um novo certame, e nós passaríamos a contar com um tempo maior para futuras convocações. Estaremos postando agora de maneira semanal, e contamos com a ajuda/compreensão para que possamos utilizar seu espaço – como já temos feito nos últimos meses – para a divulgação semanal de nossa causa e possível solução! Gratos pela oportunidade!

Segue a Lista dos aprovados dos Comissários de Justiça para São Luis-MA:

Comarca: São Luis

ANGELO CRUZ ALMEIDA DE SOUSA
CAROLINA DOS SANTOS MENDONÇA LIMA
RICARDO BRUNO BECKMAN SOARES DA CRUZ
CAROLINE DE OLIVEIRA RABELO
CARLOS OTÁVIO FREIRE FRANCO
ÍTALO COELHO ALBUQUERQUE
FERNANDO JOSÉ ANDRADE SALDANHA
GABRIELA CARVALHO RIBEIRO
MÁRCIO HENRIQUE ALMEIDA PORTELA
RODOLPHO SILVA OLIVEIRA
MÁRIO GONZAGA MATOS DOS REIS JÚNIOR
CÁSSIA ELENE BORRALHO DOS SANTOS
PÂMELA ALESSANDRA BORGES DE SOUSA
LEANDRO SALDANHA DE ALBUQUERQUE
JAMILLE BARROS CAMPELO
HEIDY KELLEM SOUSA
VANESSA CRISTINA RAMOS FONSÊCA DA SILVA
DIEGO SANTA BRIGIDA CUBA
DIEGO CARVALHO DE SOUSA
THIAGO DE SOUSA
DIANA DOS SANTOS TELES
FERNANDA PROTÁSIO VERAS
BETHANIA BELCHIOR COSTA
PAULA CRISTIANE SALDANHA VIANA
RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES
WESCLEY PAZ SOUSA
CARLA CHRISTINA DA SILVA ALLEN
NEILA MARILDA SOARES MORAES
CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS
FRANCISCO LEONARDO SILVA JUNIOR
JULIO CÉSAR NEVES SANTOS
LUIS GUILHERME BITTENCOURT SILVA
PATRÍCIA CASTELO BRANCO AZEVEDO
SHIRLEYANNE DA SILVA BRITO
WELISSON FERNANDO MORAES DE SOUSA
WEBER DE RIBAMAR PENHA CORREA
RAILSON CASTRO DE SOUZA
ROGÉRIO DE LIMA REIS ARAÚJO
SUELEN MARIA RODRIGUES SOUSA
THAÍSA HELENA PEIXOTO CASTELO BRANCO
MARCELO RODRIGUES ERICEIRA
LEONARDO JOSÉ DIAS CORDEIRO
AESKA DAMASCENO GUIMARÃES
GLEYCIANNE ARAUJO ALVES
GRACIELLE CRISTINA LIMA PEREIRA
JAILSON DOS SANTOS COSTA

Aproveitando, levantamos que, a questão da espera por convocações, não é apenas do nosso cargo – existem comissários em outras comarcas - , mas também dos Analistas, Técnicos e Auxiliares.
Desde já, agradecemos o espaço.