25 de nov de 2015

Gestão de empresas familiares é tema de palestra nesta quarta-feira na Associação Comercial do Maranhão

GIRO ECONÔMICO

Nesta quarta-feira, a partir das 19h, o CEO do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, que possui know how em desenvolver trabalhos de consultoria empresarial para diversas empresas familiares do Brasil, proferirá palestra na Associação Comercial do Maranhão sobre o Desafio do Empreendedorismo em Empresas Familiares. O Empresariar detém mais de 180 projetos desenvolvidos no País e mais de 16 internacionais, e no Maranhão atende empresas como Postos Magnólia, Colégio Educator e Postos Maracanã. O evento faz parte da Semana Global do Empreendedorismo, evento mundial, em São Luís é coordenado pelo Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial do Maranhão. 

Segundo Felipe Mussalém, coordenador do conselho, esse é um momento impar para quem quiser mais conhecimento sobre a gestão em empresas familiares. “É comum encontrarmos empresas familiares assim como as dificuldades de gerenciamento organizacional delas. Um dos grandes desafios, por exemplo, é a hora da sucessão”, frisa.

Estágio - A Potiguar abriu quatro vagas de estágio na área de Tecnologia da Informação para trabalho diurno, voltado para estudantes que estejam em cursos superiores de Análise de Sistemas, a partir do 4º período. As habilidades desejadas são lógica de programação, linguagem de programação Java Script, PHP, HTML5, CSS3, Jquery. Os candidatos devem apresentar pelo menos um projeto em andamento ou concluído usando estas tecnologias e provar conhecimento de Scrum, Itil, SGBD MSSQL, Oracle, MYSQL.

Turismo - O capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi, dá um depoimento preocupante: o transporte de passageiros entre Alcântara e São Luís, pela via marítima, não tem regulamentação, ou seja, seria clandestino, e admite que a Marinha não tem como impedi-lo. Trata-se do meio mais utilizado para a ligação de duas cidades turísticas, divulgadas pelo Estado como um dos melhores destinos maranhenses, mas as agências de viagens e operadoras de turismo nem recomendam mais, por falta de segurança.

Preço da carne - O governador Flávio Dino, segundo relato de um auxiliar, embora incentive, manifesta preocupação com o comércio de bois vivos do Maranhão para o mercado internacional. Sua excelência teme que a saída desses animais do estado obrigue “João e Maria” (os pobres) a pagarem mais caro pela carne.





O arquiteto e urbanista Gustavo Marques (E), que é vice-presidente da Associação Comercial, foi distinguido com o Troféu CEMP de Mérito Empresarial, em solenidade realizada sábado (21) no Realize Festas e Eventos, no Calhau



Eldorado - Arrendatário da Fazenda Eldorado, de propriedade de Nelson Frota e localizada no município de Igarapé do Meio, o vereador e oftalmologista Heron Simões firma-se como um dos maiores criadores e selecionadores de bovinos Angus no estado. Ele já reúne um plantel de mais de mil reses desta raça e de Nelore e pretende tornar suas propriedades (é dono de outra fazenda em Codó) numa referência na produção de bovinos, seja no comércio para abates internos, exportação e comércio de sêmens.

Seplan - A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), devido ao incêndio que destruiu parcialmente sua sede, na manhã desta segunda-feira (23), cancelou, temporariamente, o atendimento externo, mas garante que as atividades internas não foram prejudicadas. A Seplan informa ainda que está adotando todas as providências para o funcionamento normal da secretaria o mais breve possível, e que posteriormente comunicará o seu novo endereços definitivo.

Nenhum comentário: