4 de dez de 2015

Alunos do Sesi do Maranhão ganham campeonato de robótica realizado no Rio Grande do Norte

GIRO ECONÔMICO

Os alunos e professores da escola do Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA) Anna Adelaide Bello de São Luís, que fizeram parte do time Einstein Robot, conquistaram o título de campeão Nordeste do Desafio do Robô, no Torneio de Robótica First Lego League, promovido pelo Departamento Nacional do Sesi, em Natal (RN), do qual participaram três equipes do Maranhão, todas elas do Sesi (São Luís, Imperatriz e Bacabal). O órgão integra o Sistema Federação das Indústrias (Fiema). De acordo com os professores e técnicos, os alunos tiveram uma excelente performance, já que se trata de uma primeira experiência. Ao todo, participaram da competição 39 equipes de todos os estados nordestinos e a equipe maranhense ficou em 11º lugar na classificação geral.

Os alunos alunos tiveram pela frente o desafio Trash Trek ou Como cuidamos do nosso lixo, que envolve a busca de soluções para o lixo nosso de cada dia. Com isso, os estudantes identificaram um problema na maneira como lidamos com os resíduos.

Expansão - A Arabian Grill, eleita pela Associação Comercial do Maranhão Empresa do Ano na categoria Microempresa, inaugura na próxima semana no Shopping Rio Poty, em Teresina (PI), mais uma loja fora do estado, sendo esta a segunda na capital piauiense, onde está presente também no Teresina Shopping. A marca já é uma das mais famosas no Ceará, onde tem filial no Shopping Iguatemi, tendo sido eleita fabricante do melhor quibe de Fortaleza. A quarta loja fora do Maranhão fica no Shopping Capim Dourado, em Palmas (TO).

Xilogravura - Airton Marinho, que mantém ateliê na Feira da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, foi o entrevistado de terça-feira (1º), às 13h30, no programa Mosaico, levado ao ar pela Rádio Nacional da Amazônia. Natural de Vitória do Mearim, ele é considerado um dos maiores xilógrafos do Brasil, tendo desenvolvido um processo próprio de xilografia em policromia, reproduzindo imagens sobre cultura, costumes, natureza e o folclore maranhense. Suas obras já ilustraram listas telefônicas, cartões de operadora de celular etc.

Golden Shopping - O empresário Francisco das Neves Regadas, proprietário da NBR, confirma que há um processo de adiamento da entrega do Golden Shopping, que está construindo na Avenida dos Holandeses (Calhau), mas não acredita que isto se estenda até 2017, ou seja, o mais provável é que a inauguração ocorra ainda no segundo semestre do próximo ano.





Em clima de confraternização, antes da apuração dos votos para escolha da Empresa do Ano, na Associação Comercial do Maranhão, Parmênio Júnior (Canopus), Jenilce Pavão (Cemp) e Francisco da Rocha (Psiu)



Avaliação - O deputado federal João Castelo (PSDB) não estava em Brasília (DF) quando o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou a aceitação do pedido de impeachment contra a presidente Dilma protocolado pelos juristas Hélio Bicudo e Reale Júnior. Presente à sessão de autógrafos do livro Penal, de Daniel Blume, o parlamentar não quis comentar a situação de Dilma e de Eduardo Cunha, tampouco as administrações do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e do governador Flávio Dino (PCdoB).

Ordem - O presidente eleito da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz, esteve em Brasília nesta terça-feira (02), onde participou de um encontro com o presidente da Ordem Nacional, Vinícius Coelho, que também é maranhense, apesar de inscrito na OAB-PI, para tratar das ações conjuntas que serão desenvolvidas pelas duas instituições a partir do próximo ano. Thiago Diaz terá como conselheiros federais os advogados Charles Dias e Luiz Guterres Filho.

Nenhum comentário: