29 de dez de 2015

Prazo para confirmação de vacinação de animais contra febre aftosa encerra-se nesta quarta-feira, dia 30

GIRO ECONÔMICO

Encerra-se amanhã, dia 30, o prazo para os pecuaristas maranhenses comprovarem junto à Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Aged-MA) a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa, no período de 1º de novembro a 15 de dezembro (a vacinação foi prorrogada por quinze dias), quando foi realizada a segunda etapa da campanha 2015 de combate à doença. Quem deixar de comprovar a imunização dos seus animais estará incorrendo numa série de irregularidades que poderão resultar em multas e outras penalidades. Vale destacar que para inibir o descumprimento há um acordo entre o Governo do Estado e o Ministério Público, que pode acionar os faltosos para que respondam civil e criminalmente por não seguirem as normas do Ministério da Agricultura, já que se trata de um problema de saúde pública.

A vacinação de novembro/dezembro, como admite o diretor da Aged-MA, Sebastião Anchieta, deverá apresentar índice abaixo do registrado entre maio e junho (período da primeira etapa), que foi acima de 98%, o que se deve a problemas ocasionados pela estiagem em boa parte dos municípios maranhenses.

Mulher - Tramita na Câmara dos Deputados proposta que permite a uma deputada exercer a presidência da Casa a cada 8 de março, Dia Internacional da Mulher, devendo o cargo ser exercido mesmo por parlamentar que não faça parte da Mesa Diretora. O Projeto de Resolução é da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que inclui um parágrafo no Regimento Interno da Câmara. “A proposta presta homenagem ao papel que a mulher representa na sociedade brasileira e na Câmara dos Deputados”, justifica a autora.

Rodovias - Com muitos servidores municipais sem receber salário de dezembro e 13º salário, aumentou o risco de protestos com interdição de rodovias que cortam o Maranhão, o que pode causar constrangimento para quem planeja receber o ano novo no interior ou no litoral e ter de ficar horas a fio estacionamento. Os servidores que ameaçam fazer isto são de prefeituras, cujos gestores tiveram semana passada num protesto por mais recursos do governo federal e para chamar atenção, bloquearam a BR 135.

Banda Argumento - Nesta terça-feira, 29, o Grupo Argumento estará na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha para um show de lançamento do seu terceiro CD, “Meu”, que coincide com as comemorações dos sete anos do grupo. O pronome possessivo que dá nome a uma canção de Djavan gravada pela banda. O lançamento será a partir das 19h30.


Na posse da nova mesa diretora do Trabalho Regional do Trabalho (TRT), o presidente da OAB-MA, Mário Macieira (E), com o desembargador James Magno Araújo (C), que assumiu a presidência, e o deputado Eduardo Braide



Babaçu I - As regras de cadastro para extrativistas de babaçu terem acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) foram simplificadas. Deixaram de ser obrigatórias as informações sobre estabelecimentos rurais no quais a atividade extrativista é executada. A alteração atende pedido do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco do Babaçu (MIQCB) apresentado à Conab e aos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Babaçu II - Com a simplificação, a Conab deve disponibilizar, este mês, R$ 531 mil para pagar 768 extrativistas no Maranhão. O programa visa ao fortalecimento e ao desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais, à permanência do homem na floresta e à garantia de renda, assim como a conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais. Os extrativistas recebem um bônus na venda do produto, desde que o negócio tenha sido realizado por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Nenhum comentário: