24 de dez. de 2015

Rede supermercadista Walmart deverá fechar em 2016 mais de trinta lojas nas regiões Sul e Nordeste

GIRO ECONÔMICO

Informação preocupante publicada nesta quarta-feira pelo jornal Valor Econômico: A rede varejista Walmart está planejando fechar 30 lojas no Brasil, em 2016, número que equivale a 5% dos pontos de venda da marca no país. Segundo o jornal, o movimento faz parte de um plano mundial para revisão do portfólio em diversos países e deve no Brasil, principalmente, as regiões Nordeste, onde detém a bandeira Bompreço, e Sul, onde opera comas marcas BIG, Nacional e Mercadorama. Os donos dos imóveis que abrigam as lojas já foram avisados e estão procurando novos inquilinos, e tem mais: a rede pode até deixar de existir em alguns países, e analistas observam que isso deve afetar mercados da América do Sul.

Em São Luís a Walmart possui cinco lojas de supermercados (São Francisco, Olho d´Água, Cohab-Anil, Parque Urbano Santos e Rua das Cajazeiras), em pontos comerciais alugadas pela extinta Rede Lusitana, e um hiper, no São Luís Shopping.

Hotelaria - Alguns hoteleiros questionam, mas a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH-MA) garante que a taxa de ocupação no setor em São Luís, para as festividades de Réveillon, deve chegar a uma média de 90%. Segundo o presidente da entidade, João Barros Filho, os números superam a expectativa inicial, que era abaixo de 50%. Ele diz também que nos anos anteriores, no Natal a taxa média de ocupação foi de 28%, enquanto a do Ano Novo, 83%, ou seja, registra-se um ligeiro aumento.

Curtume - A Curtume Santa Maria, localizada em Governador Edison Lobão, vai doar um terreno para que seja construído no município, pelo Governo do Estado, um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para o beneficiamento de couro. O objetivo é dar treinamento adequado à população a fim de atender as demandas de mercado, contribuindo para o fomento da cadeia da carne e couro, gerando emprego e renda na região. Atualmente, o polo industrial oferece 1.500 postos de trabalho. 

Chineses - Caso se confirme o projeto da siderúrgica dos chineses em Perizes de Baixa, como negocia o Governo do Estado, esta será a segunda experiência da população de Rosário com investidores orientais. O primeiro foi a nada bem sucedida fábrica de confecções Kao I, de triste memória.

Para celebrar as conquistas de 2015, os médicos Graça Reis e Graciliano Lopes, reuniram seus colaboradores do Centro de Oncologia Médica para um jantar no Restaurante Escola do Senac, onde foram vividos momentos de alegria, como atesta o registro




Hotelaria - O empresário Nelson Frota, que sempre teve negócios ligados ao setor rural, principalmente pecuária e beneficiamento de carne, se associou a Joaquim Haickel e Paulo Nagem para formação da nova sociedade do Hotel Pestana, o hotel de luxo mais tradicional de São Luís, que pela quinta vez está mudando de donos. Descendentes de famílias libanesas, Nelson, Joaquim e Paulo vão dividir a sociedade com um grupo português, que ficará com o controle acionário da empresa hoteleira.

Esporte - Assinantes das operadoras de TV Claro e NET passam a contar, a partir de janeiro, com programações dos canais do Esporte Interativo, do Grupo Turner, que atualmente estão disponibilizadas apenas na GVT, Oi e Vivo, e isto significa dizer que vão acompanhar a fase de mata-mata da Champions Legue, competição da qual direito de exclusividade na transmissão por TV fechada, Copa Nordeste e as série C e D do Campeonato Brasileiro. A expectativa agora é quanto à Sky, a única que ainda não fechou negociação com EI.

Nenhum comentário: