3 de dez. de 2015

Sete Linhas Aéreas suspendem voos para o Maranhão com os aviões Embraer por falta de retorno financeiro

GIRO ECONÔMICO

A Sete Linhas Aéreas, que era a grande aposta da Secretaria Estadual do Turismo para intensificar os voos regionais, garantindo ligação entre os principais destinos turísticos maranhenses, entrou em crise e decidiu suspender, a partir de janeiro de 2016, as operações com os aviões Embraer 120 Brasília, utilizados na rota iniciada em Goiânia (GO), com passagem por Imperatriz e boa parte do Pará, incluindo a capital, Belém, e que ligava São Luís a Teresina (PI). Quanto aos voos com Cessna C-208 Grand Caravan, com as quais atende a rota de Carolina, na Chapada das Mesas, a empresa diz que estuda uma readequação. De acordo com informação de um executivo da companhia aérea, os altos custos de leasing, por conta do câmbio do dólar, e outras despesas operacionais inviabilizaram o negócio, já que cada aeronave tem assentos para apenas trinta passageiros.

De acordo com a nota divulgada nesta terça-feira (1º), o mais provável é que a empresa passe a funcionar apenas como táxi aéreo, que sempre foi o seu forte.

Procon  - A fúria do Procon contra as empresas não tem limites. Fiscais do órgão aplicaram, recentemente, multa de R$ 160 mil a uma concessionária de veículos porque em seu salão de exposição foi encontrado um automóvel sem a placa indicando o preço. Detalhe: o carro estava sem a indicação porque já havia sido vendido e o comprador estava sendo aguardado para recebê-lo, mas as explicações não convenceram os defensores do consumidor. O valor da multa corresponde a quatro desses modelos, pois seu preço é de R$ 40 mil.

Futebol - O deputado Sérgio Frota (PSDB), presidente do Sampaio Corrêa, convida as autoridades para refletirem sobre a importância de se promover mais o futebol. Se o time tivesse recebido patrocínio da prefeitura de São Luís e do Governo do Estado para ascender à Série A daria retorno ao investimento com o movimento turístico que provocaria, com jogos contra Flamengo, Corinthians, Palmeiras etc. Em tempo: recentemente a Rádio Jovem Pan, de São Paulo, divulgou que o Sampaio era a única notícia boa que se ouvia do Maranhão.

Postos Paloma - O empresário Antônio Hiluy Nicolau está expandindo sua rede de distribuição de combustíveis para o município de São José de Ribamar, onde ainda este mês inaugura mais uma filial dos Postos Paloma, com bandeira Petrobras, na cidade, próximo à entrada para Panaquatira.




O editor deste Giro Econômico com o professor Júlian Durazo Hermann (D), da Faculdade de Ciências Políticas e Direito da Universidade de Québec (Canadá), que veio a São Luís estudar as relações dos meios de comunicação com o poder político, dentre eles a revista Maranhão Hoje



Distinção - Por indicação do deputado Pedro Fernandes (PTB), o professor de Educação Física Eduardo Teles receberá da Câmara Federal a Medalha Manoel José Gomes Tubino, que homenageia profissionais da área que mais destacaram no ano. A sugestão foi aprovada pelos membros da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para Desenvolvimento Humano (FPMAFDH) e pelo Conselho Federal de Educação Física. A premiação será dia 08 de dezembro, às 14h30, no salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). 

Sinduscon - O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) está oferecendo oportunidade para os associados quitarem suas dívidas com a Contribuição Sindical dos exercícios 2015 e anos anteriores. A entidade é uma das participantes do I Balcão de Renegociação de Dívidas, promovido pelo Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e empresas parceiras com apoio do Sebrae-MA. O prossegue até sexta-feira (04), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma.

Nenhum comentário: