7 de jan de 2016

Vendas de veículos no Brasil em 2015 chegaram aos níveis de 2008, segundo balanço divulgado pela Fenabrave


GIRO ECONÔMICO

Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Fenabrave) divulgou nesta quarta-feira (06) balanço em que mostra ter sido o desempenho das concessionárias, em 2015, o menor desde 2007. No total, foram 2,57 milhões de unidades comercializadas — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus — enquanto oito anos atrás tinham sido 2,5 milhões. O balanço mostra também que, embora seja um período tradicionalmente de vendas aquecidas, em função do 13º salários, campanhas para desovar estoques etc, dezembro de 2015 registrou uma queda de 38,4% na comparação com o mesmo mês de 2014. Foi o pior dezembro desde 2008, quando foram vendidas menos de 200 mil unidades, como reflexo do enxugamento do crédito após a quebra do banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos.

O desempenho foi ruim também no mercado de motocicletas, pois as vendas caíram 11% em relação ao ano anterior. No total, foram vendidas 1,27 milhão de motos novas em 2015. 

Rodovia - O prefeito de Barreirinhas, Leo Costa, comemora: cerca de nove dos trinta quilômetros da rodovia que liga Paulino Neves à sua cidade, já estão concluídos, o que significa dizer que até o carnaval é provável que já seja possível fazer a viagem dos Lençóis ao Delta das América em menos tempo. A rodovia está sendo construída pela Omega Energia, empresa que está montando um parque de energia eólica na região, como contrapartida pelos impactos ambientais que podem ser gerados pelo empreendimento.

Acelerador - A 4 Mãos Entretenimentos será parceira da Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Hospital Aldenora Bello, especializado no tratamento de câncer para aquisição de um Acelerador Linear, que custa, em média, US$ 1.498.000,00, segundo cálculos da sua presidente, Enide Jorge Dino. Marcelo Aragão, diretor da 4 Mãos, explica que será um canal de divulgação dos trabalhos da Instituição visando a atrair pessoas (físicas e jurídicas) que se disponham a fazer doações para a compra do equipamento.

Patrimônio - O superintendente do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alfredo Costa, tem reunião agendada com no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) dia 25, às 15h, para debater licenciamento de obras em áreas tombadas. Ontem ele esteve reunido com diretores da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).



O advogado Thiago Diaz será empossado nesta quinta-feira (07), em caráter formal, presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), em solenidade a ser realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 19h

Advogados - A posse da nova diretoria da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), nesta quinta-feira (07), será dividida em dois atos. Às 10h, haverá um culto ecumênico, na sede da entidade, no bairro do Jaracati, e às 19h, será a transmissão do cargo, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro do Cohafuma. Também serão empossados os conselheiros estaduais e a nova diretoria da Caixa de Assistência ao Advogado (Caama), que será presidida por Diego Carlos dos Santos.

Feriados - As perdas da indústria de transformação brasileira com os sete feriados e três pontos facultativos federais que cairão em dias de semana em 2016 serão de R$ 54,6 bilhões, de acordo com o estudo O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento tem como base a lista de feriados e pontos facultativos divulgada pelo Ministério do Planejamento e não inclui o Dia do Servidor Público, por não afetar a iniciativa privada.

Nenhum comentário: