24 de fev de 2016

Maranhão vendeu mais de 8 mil veículos financiados no mês de janeiro, segundo números da Cetip

GIRO ECONÔMICO

O Maranhão encerrou janeiro com 8.451 veículos financiados, uma queda de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque ficou para as motocicletas que atingiram 4.586 vendas a crédito, o que representa 54,2% do total de veículos financiados no mês. O Maranhão foi o único estado do Nordeste em que as motos foram mais financiadas que automóveis leves. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Autos leves atingiram 3.703 unidades financiadas, sendo 1.740 novas e 1.963 usadas.

O Nordeste atingiu 67.344 veículos financiados no mês de janeiro. A região iniciou o ano como a terceira que mais vendeu a crédito no Brasil. Deste total, foram negociados 45.439 autos leves e 19.813 motocicletas. No Brasil, os veículos financiados somaram 367.507 unidades.

Botânico - De hoje (24) até a próxima sexta-feira (26), um grupo de jovens e adultos que residem na área do Itaqui Bacanga vão participar, das 09h às 12h, de uma oficina no Parque Botânico Vale para aprender a fazer luminárias, utilizando técnicas de reaproveitamento, atividade que está em linha com a sustentabilidade, já que o material deixa de ir ao lixo para ser utilizado na confecção de um novo produto. A iniciativa integra o projeto Planejamento Participativo que vem sendo executado desde 2013.

Internet - TIM, Oi e Accenture foram vencedoras do prêmio Glomo Awards 2016, na categoria “Outstanding LTE Contribution”, com o projeto de compartilhamento de rede na oferta de serviço banda larga em 4G no Brasil. O julgamento foi anunciado nesta terça-feira (23) na programação do Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha). O projeto de compartilhamento de rede realizado das três empresas é um dos maiores no mundo e levou a internet móvel de quarta geração a 82 milhões de pessoas.

Porto do Itaqui - Nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, participará da sessão plenária da Associação Comercial do Maranhão, onde apresentará os números sobre a movimentação no Porto do Itaqui ao longo de 2015 e anunciará metas para este ano.




O CEO da Oi, Bayard Gontijo, junto com o presidente da Tim e o representante da Accenture, recebendo o prêmio Glomo Awards 2016 .



Governança - O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes profere, sexta-feira, às 10h, na Federação das Indústrias, palestra sobre “Governança Pública”, ocasião em que autografará um livro com o mesmo título. Nardes ganhou destaque nacional ao rejeitar as contas da presidente Dilma Rousseff no TCU, em 2014. A sua vinda a São Luís é uma iniciativa do escritório Yhury Sipauba Advogados Associados com apoio dos sindicatos da Construção Civil (Sinduscon) e da Construção Pesada (Sincopem).

Capacitação - Com certificação de 432 formandos foi encerrado, semana passada, o projeto Curso de Capacitação, promovido pelo Consórcio Alumar, com apoio da Fundação Alcoa e parceria com o Centro Educacional São José Operário (Cesjo) e Instituto de Federal do Maranhão (IFMA). Durante quatro meses foram oferecidos cursos de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial; Elétrica Industrial: Solda de Eletrodo Revestido; Padeiro; Auxiliar Administrativo; Almoxarife; Costureiro e Cabelereiro.

Nenhum comentário: