7 de fev de 2016

Renato Gaspar, aluno de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, é premiado nos Estados Unidos

Renato Gaspar, que foi distinguido, pela American
Physiological Society, com o Prêmio Novel Disease Model
Award for Predoctoral Students, e o professor
Marcus Paes, que foi seu orientador
GIRO DE DOMINGO

Aluno dos 10º período de Medicina na Universidade Federal do Maranhão, Renato Gaspar, filho do bioquímico Antônio Gaspar (Laboratório Gaspar) e Ângela, foi distinguido pela American Physiological Society, com o Prêmio "Novel Disease Model Award for Predoctoral Students", que ele receberá durante o Congresso Experimental Biology 2016, a ser realizado em San Diego (Califórnia), nos Estados Unidos, de 02 a 06 de abril. Sob orientação do professor Marcus Paes, ele desenvolveu um estudo sobre a síndrome dos ovários policísticos e diz que, com este reconhecimento, se sente mais motivado a seguir a carreira científica, ajudando a desenvolver novos estudos que possam a vir contribuir com a sociedade.

Para o professor Marcus Paes, o prêmio coloca a UFMA no patamar mais alto da ciência no Brasil e no mundo. “Nós estamos intelectualmente comparados aos grandes parques tecnológicos”, frisa.

Safra - Quem for partidário de Flávio Dino e quiser mostrar como o Maranhão prosperou em apenas um ano no setor agrícola que se agarre aos números do IBGE, pois, segundo o órgão, haverá crescimento de 13,1% na produção de grãos este ano na comparação com a safra passada, porém os que divergem do governador e quiserem mostrar que no governo anterior o ambiente no campo era mais favorável que se agarre aos números da Conab, pois segundo esta, haverá queda de 5,5% na colheita de grãos.

Nicolau O empresário Antônio Hiluy Nicolau, que é distribuidor da Petrobras tanto de combustíveis, pela Rede Paloma, quanto de gás de cozinha, pela Chama Gás, será distinguido, pela segunda vez consecutiva, com o troféu Prêmio Desafio Liquigás, distinção da Liquigás (subsidiária da estatal do petróleo) aos seus melhores distribuidores, por ter obtido em 2015 o melhor desempenho em vendas de GLP na regional compreendida entre os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

Gospel - O mercado para artistas gospel em São Luís vai se manter em alta, caso o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que é da Igreja Batista, seja reeleito, ou sua adversária Eliziane Gama, que é da Assembleia de Deus, o suceda. Os dois estão trazendo nomes de peso da música evangélica para encerrar o carnaval de São Luís. Aleluia!

Atacadistas - A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) baixou novas normas para as empresas que queiram receber o benefício fiscal de apenas 2% no recolhimento do ICMS. Dentre as exigências, devem possuir instalações físicas no estado, com capacidade de armazenamento de mercadorias compatíveis com as atividades de atacadista cadastradas na Sefaz, e, no caso de realizar vendas fora do estabelecimento, possuir frota própria ou terceirizada, com no mínimo 80% dos seus veículos licenciados no Detran-MA.

Negativação - Numa ação conjunta, as secretarias de Fazenda do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís decidiram negativar no Serasa pessoas físicas e jurídicas que estão em débito com ICMS, IPVA, IPTU, Alvará e tudo mais que possa representar aumento de receita para eles. Se a regra valesse para todos, Estado e Município há muito estariam impossibilitados de fazer qualquer transação ou firmar convênios, pois devem fornecedores, alugueis, terceirizados etc, alguns com mais de cinco meses de atraso.

Nenhum comentário: