10 de mar de 2016

Ano de 2016 começa com produção industrial em recuperação, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE

GIRO ECONÔMICO

A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de dezembro de 2015 para janeiro e as principais altas foram registradas em Santa Catarina (3,7%) e no Pará (3,3%), mas outros seis locais tiveram avanços: Bahia (2,6%), Rio Grande do Sul (2,5%), Ceará (2,4%), Paraná (2,2%), Região Nordeste (1,5%) e São Paulo (1,1%). Seis estados tiveram queda, apesar do avanço nacional de 0,4%: Pernambuco, Amazonas e Espírito Santo (com recuo de 2,1%), Rio de Janeiro (-1,5%), Goiás e Minas Gerais (-1%). Na comparação com janeiro de 2015, 12 estados tiveram queda, sendo as mais acentuadas no Amazonas (-30,9%), Pernambuco (-29,4%) e Espírito Santo (-26,3%). Apenas três estados tiveram alta: Pará (10,5%), Bahia (10,3%) e Mato Grosso (9,3%).

No acumulado de 2015, houve queda no Amazonas (-18,4%), São Paulo (-11,7%) e Rio Grande do Sul (-11,3%) e aumento no Mato Grosso (4,8%), Pará (4%) e Espírito Santo (0,6%).

Pavimentação - O presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez; o diretor regional do Senai, Marco Moura; e o conselheiro do Senai Celso Gonçalo estiveram reunidos terça-feira (08) com o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto Silva, para reivindicar pavimentação das vias de acesso ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) de Açailândia, que será inaugurado em maio. Na obra e na base tecnológica para a unidade, o Senai está investindo cerca de R$ 10 milhões.

Dívidas - Consumidores de Imperatriz e região que desejarem negociar seus débitos junto a empresas poderão participar do Balcão de Renegociação de Dívidas, que será realizado de 15 a 18 de março no Shopping Imperial. O evento conta com a organização do 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Imperatriz, apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Reunião na Cbic - De Imperatriz, onde participou de nova reunião para montagem do Salão do Imóvel, o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, seguiu para Brasília, onde nesta quinta-feira participa de reunião da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).




No lançamento das obras sobre Mário Meireles, terça-feira, na Academia Maranhense de Letras, os coordenadores do trabalho, Carol Licar e Carlos Gaspar, com Benedito Buzar, presidente da AML



Centenário - O jornalista Benedito Buzar, que preside a Academia Maranhense de Letras, está com programação para comemorar o centenário de nascimento de três imortais muito identificados com o jornalismo: Franklin de Oliveira, que era economista e colaborador de grande jornais, nascido em 12 de março; José Pires de Sabóia, advogado e jornalista tendo dirigido os Diários Associados no Maranhão; e Erasmo Dias, que, além de jornalista, foi deputado, nascido em 02 de junho.

Governador - O empresário Carlos Gaspar fez terça-feira (08), na Academia Maranhense de Letras revelação que surpreendeu até mesmo quem acompanha atentamente o desenrolar da política: por muito pouco Mário Meireles, homenageado com três livros por ele coordenados, não foi governador do Maranhão no regime militar. E isto ficou bem claro para ele ao ler cartas recebidas pelo professor, quando era delegado da Receita Federal, de líderes políticos da época e até mesmo de generais

Nenhum comentário: