25 de mar de 2016

Congresso aprova Medida Provisória que garante parcelamento de dívidas a agricultores do Nordeste

GIRO ECONÔMICO

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional aprovou, quarta-feira (23), a Medida Provisória 715/2016 que destinou R$ 316,2 milhões para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para pagamento de parcelas do Benefício Garantia-Safra a 440 mil famílias de agricultores familiares da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atingidos pela seca no período 2014/15. 

O benefício foi criado pela Lei 10.420/2002 e é destinado aos produtores que aderiram ao programa e que perderam pelos menos 50% da produção agrícola, em decorrência de estiagem ou excesso de chuvas, de culturas como feijão, milho, arroz, mandioca e algodão.

O Garantia-Safra é pago em parcelas pela rede bancária da Caixa Econômica Federal. O valor é definido pelo comitê gestor do programa.

Senai - Em sua recente passagem por Rosário, onde assistiu à formatura do Programa Sesi ViraVida, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, que preside também os conselhos estaduais do Sesi e do Senai, anunciou que, ainda em 2016, será iniciada a construção do Centro de Educação Profissional e Tecnológico do Senai no município. Baldez estava acompanhado do diretor regional do órgão, Marco Moura, do conselheiro do Senai Celso Gonçalo e da gerente da Unidade Empreendedora de Vidas, Valéria Pereira.

Turismo - O senador Roberto Rocha (PSB) solicitou à Mesa Diretora do Senado prioridade para votação do projeto de resolução de sua autoria que cria a Frente Parlamentar da Rota das Emoções, que vai promover amplo debate no Congresso Nacional para aprimorar a legislação federal em defesa e promoção deste destino turístico que integra os litorais do Ceará, Piauí e Maranhão. O projeto foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e aguarda agora votação em reunião da Mesa Diretora.

Vinho a bordo - Graças a um acordo firmado com a Vinícola Miolo, a Gol oferecerá, a partir deste sábados nos voos Maceió/Buenos Aires/Maceió, Recife/Buenos Aires/Recife e Porto Seguro/Buenos Aires/Porto Seguro, espumantes Miolo Cuvée Tradition Brut e Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé.

Distinguido com o título de Cidadão de São Luís, pela Câmara de Vereadores, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, recebendo os cumprimentos de Edilson Baldez (Fiema), do vice-governador Carlos Brandão e Luzia Rezende (Associação Comercial do Maranhão)

Galaxy - A TIM iniciou a pré-venda em sua loja virtual (loja.tim.com.br) do novo Galaxy S7, aparelho top de linha da Samsung. Os consumidores que comprarem o aparelho até 1º de abril ganharão fone Bluetooth da linha Premium “Level On Wireless”, que no mercado custa mais de R$ 1 mil, para ouvir suas músicas preferidas no Galaxy S7 através do app TIMmusic by Deezer, que oferece acervo de 40 milhões de faixas e uso do serviço sem desconto do tráfego de internet.

Sementes - A Fazenda Cajueiro e a Sementes Agropecuária de Ouro (ME) venceram a licitação aberta pela Secrfetaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) para fornecimento de sementes de feijão para o programa Mais Sementes. Elas ficam responsáveis pelo fornecimento das sementes que serão solicitadas de acordo com a demanda do órgão, sendo utilizado o quantitativo total ou em parte dos grãos da classe BR 17 Gurgueia e da classe BRS Guariba.

Nenhum comentário: