4 de mar de 2016

Inscrições para os cursos de capacitação do ABC do Cerrado podem ser feitos até o próximo dia 31


GIRO ECONÔMICO

O prazo de inscrição para formação de novas turmas de capacitação em práticas sustentáveis do ABC Cerrado – projeto que apoia a redução da emissão de gás carbono na agricultura – vai até o dia 31 deste mês. O projeto é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte do compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), assumido pelo governo brasileiro durante a 15ª Conferência das Partes (COP 15), na Dinamarca, em 2009. As capacitações têm vagas limitadas e a previsão é que comecem em março. Os cursos são dados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A expectativa é que até o fim do primeiro semestre deste ano sejam atendidos, aproximadamente, 4,2 mil produtores e técnicos.

O ABC Cerrado é desenvolvido no Distrito Federal e em sete estados desse bioma: Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí e Minas Gerais. As capacitações serão realizadas no DF e nesses estados.

Sonorização - Não é comum a circulação de carros de som pela Avenida Pedro II para veiculação de propaganda comercial. Geralmente os veículos são levados para manifestações contra Governo do Estado, Prefeitura Municipal ou Judiciário. Pois bem, por determinação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está proibido esse tipo de serviço na área, pois som alto é perigoso para os motoristas. Deve causar o mesmo dano em outras áreas, mas só esta está protegida da poluição sonora. Por que será?

Vulnerabilidade - O Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciou a primeira turma deste ano do ViraVida, programa do Conselho Nacional do órgão voltado para jovens em vulnerabilidade social, em especial vítimas de violência sexual, que têm a oportunidade de vivenciar uma imersão em programas socioeducativos e de qualificação profissional. Para 2016, foram matriculados 106 jovens em São Luís e outros 100 em Rosário, aos quais serão oferecidos atendimento psicossocial, saúde, esporte e lazer, pelo período de seis meses.

Vernissage - A marchand Silvânia Tamer é quem está organizando a mostra Vernissage sob Olhares, que será aberta no próximo dia 15, na Assembleia Legislativa, com a reunião de trabalhos de três dos maiores artistas plásticos do Maranhão: Fransoufer, Rogério Martins e Beto Lima.


Cleones Cunha (presidente do Tribunal de Justiça) e Anildes Cruz (Corregedora de Justiça) com a presidente da Associação Comercial, Luzia Rezende, e o diretor Douglas Pinho, durante audiência quarta-feira (02)


Combustíveis - As vendas de combustíveis no mercado brasileiro registraram queda de 1,9% em 2015, pois foram 141,811 bilhões de litros contra 144,541 bilhões de litros do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no 11º Seminário de Avaliação do Mercado de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da ANP, realizado no Rio de Janeiro. A gasolina C alcançou 41,137 bilhões de litros, enquanto em 2014, foram vendidos 44,364 bilhões de litros.

Conab - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi homenageada pela Câmara dos Deputados, quarta-feira (02), pelos seus 25 anos. A sessão foi prestigiada por 134 deputados, sendo que 20 deles pediram a palavra para enaltecer o trabalho da empresa, dentre eles Pedro Fernandes (PTB-MA), para quem a estatal “é centro de referência em informação agropecuária, pois junta tecnologia e capacidade logística, além de possibilitar um trabalho fundamental para a agricultura e a população brasileira".

Nenhum comentário: