6 de mar de 2016

Jornal O Estado do Maranhão deixa de circular aos domingos e cria edição de fim de semana aos sábados

Com a adoção de nova estratégia de marketing que visa, dentre outras coisas, diminuir custos, o jornal O Estado do Maranhão, pertencente ao Sistema Mirante de Comunicação (pertencente à família Sarney) deixou de circular neste domingo (06). A edição dominical, com os encartes, cadernos especiais, colunas e outros itens que são específicos desse dia vieram na edição de sábado (05).

A inovação, apesar de amplo debate sobre o assunto, surpreendeu jornaleiros, leitores e assinantes, dado o hábito de aos domingos sempre encontrar o jornal em seus pontos de venda, caixas de correio etc.

A grande surpresa ficou por conta da antecipação, já que imaginava-se que iria ser suprimida a edição de sábado e o jornal do fim de semana passaria a circular a partir do meio-dia, com as entregas de assinaturas à noite ou na manhã do dia seguinte. Com a circulação no horário normal de sábado, ficou a sensação de que o jornal não circula mais aos domingos, até porque nem mesmo jornaleiros dispunham de exemplares à venda, por terem recebido a mesma quantidade ou por já terem dispensado para devolução.

A verdade é que há muito as edições de sábado vêm sendo questionadas, já que poucas horas depois de sua chegada às bancas já começa a circular a dominical. Diz-se que O Imparcial e Jornal Pequeno também estudam mudanças em sua circulação.

Nenhum comentário: