13 de mar de 2016

Ministra da Agricultura defende a prorrogação do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural por um ano

GIRO ECONÔMICO

A ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, defendeu a prorrogação do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais um ano. O prazo para que os produtores façam o cadastramento termina em 5 de maio.

De acordo com último boletim divulgado pelo Serviço Florestal Brasileiro, com dados até 31 de janeiro, 263 milhões de hectares foram registrados no Sistema Nacional de CAR (Sicar), o que representa 66,1% da área a ser cadastrada. Criado pela Lei do Código Florestal, o CAR é um sistema eletrônico que integra as informações das propriedades rurais e será a base de dados para o controle e monitoramento do uso da terra e combate ao desmatamento no Brasil.

No sistema, os produtores devem informar os dados cadastrais e a localização georreferenciada das áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de Uso Restrito.

Premiação - O grande acontecimento no meio empresarial, esta semana, é a entrega, pela Associação Comercial do Maranhão, do Prêmio Empresa do Ano 2015 à Canopus Construções, na categoria Grande Empresa, e a Arabian Grill, na categoria Microempresa. A solenidade está marcada para às 19h30 de sexta-feira (18), no Palácio do Comércio (sede da ACM), na Praça Benedito Leite (Centro). Além de lideranças empresariais, o evento deve contar com as presenças de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ferrovia  - A criação de um laboratório na área de transporte e manutenção ferroviária na unidade do Senai Itaqui-Bacnga foi um dos temas da reunião entre o diretor regional do órgão, Marco Moura, e gestores da Vale, semana passada. O projeto inovador no Norte e Nordeste visa a potencializar aprendizagem de conhecimentos teóricos e práticos para atender atividades operacionais ferroviárias. O laboratório será uma extensão do curso de mecânica com oferta de aulas de transporte e manutenção ferroviária.

Desfalque - Pelo menos um dos eleitos para a nova mesa diretoria da Assembleia Legislativa não deverá mais integrar este poder quando houver a posse, que somente em fevereiro de 2017: Zé Inácio (PT), que será candidato a prefeito de Bequimão.





Prestigiando o lançamento dos livros sobre Mário Meireles, trabalho coordenado por Carol Licar e Carlos Gaspar, o empresário Jeová Barbosa de Oliveira (D), da Jeová Engenharia



Gastronomia - De 15 a 18, o Restaurante-Escola Senac da Câmara Federal estará realizando evento para divulgação da gastronomia maranhense com degustação de pratos elaborados pelos chefs Júnior Lisboa, Thaynara Gaspar e Andrew Costa, todos instrutores do órgão em São Luís. O presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro da Silva, e o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, estarão na capital federal terça-feira (15) para recepção de parlamentares, servidores do parlamento e outros convidados.

Manifestos - Apesar de dirigentes empresariais apoiarem ou condenarem as manifestações a favor e contra o impeachment da presidente Dilma que ocorrem neste domingo em São Luís, as entidades e empresas não fizeram, como co-irmãs de outros estados, convocação para os protestos. Em nível nacional, apoiam a contestação ao governo a Associação Comercial de São Paulo, o Sicoob, Federação das Indústrias de São Paulo, Habib´s, Embracon tec. A Ademi-MA se pronunciou, pedindo paz aos manifestantes.

Nenhum comentário: