3 de mar de 2016

Sinduscon promove ciclo de palestras em Imperatriz para debater melhorias para o setor da construção civil

GIRO ECONÔMICO

Os sindicatos das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Snduscon-MA) e da Região Tocantina (Sinduscon Oeste) promoveram na manhã desta quinta-feira (03), o Clico de Palestras da Construção Civil em Imperatriz. Além dos presidentes das duas entidades, Fábio Nahuz (no registro, à esquerda, com o presidente da Ademi-MA, Osvaldino Pinho) e João Neto Franco, respectivamente, o evento contará com participação de autoridades locais e representantes da Federação das Indústrias (Fiema). A primeira palestra terá como tema “Recentes alterações tributárias que impactam a construção civil (ICMS – diferencial de alíquota, desoneração da folha de pagamento), a ser proferida pelo advogado tributarista Wirlon Neves Dutra. Em seguida, o engenheiro Fernando Castelo Branco falará sobre “Aspectos econômicos e legais da aplicação da norma revisada sobre chuveiros automáticos”.

Outro assunto a ser debatido é a não utilização do celular nos canteiros de obra. Os riscos dessa prática e as medidas adotadas para evita-la serão repassados pelo jornalista Elson Mesquita de Araújo, assessor da Prefeitura de Imperatriz.

Receita - Ao apresentar, terça-feira, na Câmara Municipal, balanço financeiro da Prefeitura Municipal no quarto trimestre de 2015, o secretário de Fazenda, José Raimundo Rodrigues, disse que as receitas próprias do Município tiveram crescimento, ano pasado, em todas as arrecadações. O IPTU, 48,1%; ISS, 9,84%; ITBI, 7,8%; e Receitas tributárias, 15,29%. Na contramão, houve queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), R$ 340,6 milhões, em 2014, para R$ 361 milhões, em 2015.

Advogados - Ao que tudo indica a implantação do piso salarial para os advogados vai ganhar celeridade, pois no encontro de terça-feira (01) com o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, o deputado Humberto Coutinho, que preside a Assembleia Legislativa, prometeu total empenho pela aprovação desse projeto. Diaz disse que já tratou do assunto com o governador Flávio Dino (PCdoB), em recente audiência no Palácio dos Leões, e espera, com apoio do parlamento, que o processo avance, como anseiam os advogados.

Camarão - Na Secretaria de Administração, Felipe Camarão ficou até o São João; na Secretaria da Cultura, saiu antes do carnaval; na Secretaria do Governo, não chegou à Páscoa. Agora na Secretaria de Educação, a expectativa é saber se fica até o encerramento do primeiro semestre do calendário escolar.



No encontro de terça-feira (01) com o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, o superintendente do Sebrae-MA, João Martins (E), debateu ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas no Maranhão


Michel - O vice-presidente da República, Michel Temer, que também preside o PMDB Nacional, proferiu nesta quinta-feira (03), a partir das 09h, na OAB, no bairro do Jaracati, palestra sobre sociedade civil organizada, na qual apresentou detalhes do recente documento em que conclama o empresariado e os trabalhadores para um pacto pelo desenvolvimento. Temer vem acompanhado do ex-ministro da Aviação Civil Moreira Franco e será recepcionado pelo senador João Alberto, que preside a legenda no estado.

Audiência - Por iniciativa do deputado César Pires, será realizada nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa, audiência pública para debater a inserção do Maranhão no mercado de exportação de animais vivos, atividade que vem sendo explorada no Porto do Itaqui, desde o final do ano passado quando os embarques foram proibidos no Pará depois de um acidente no Porto de Vila do Conde. A expectativa é que sejam exportados pelo Itaqui mais de 1 milhão de reses por ano, com destino a Venezuela e países árabes.


Nenhum comentário: