6 de abr de 2016

Com devolução do Parque Independência ao Governo do Estado, a Expoema de 2016 poderá não se realizar

GIRO ECONÔMICO

Confirmando o que foi publicado nesta coluna na edição desta terça-feira (05), o Governo do Estado deu um prazo de trinta dias para que a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) devolva o Parque Independência, cedido em regime de comodato à entidade desde o governo de Edison Lobão, em 1990, o que foi ratificado pela ex-governadora Roseana Sarney em 2009. 

Sem esta área, a Ascem dificilmente terá condições de montar a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) deste ano, por falta de outro espaço em condições adequadas para esse tipo de evento, o que será uma grande perda para o setor agropecuário, que sempre teve nesta exposição uma das maiores e melhores vitrines do agronegócio.

Nestes sessenta anos de existência, a Expoema contribuiu não apenas para os negócios rurais, pois é uma grande incentivadora do turismo de negócios e de lazer também, com realização de shows e outros tipos de diversão para a população maranhense.

Transporte - Nesta quarta-feira (06), a Associação Comercial do Maranhão promoverá um debate, a partir das 19h, sobre a situação do transporte coletivo na capital, com a participação de Gilson Caldas Neto, diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís, que vai apresentar detalhes sobre insegurança no setor, custos das passagens, renovação de frotas, melhorias nas condições de acomodação de deficientes, alto índice de gratuidade e o processo licitatório aberto pela prefeitura.

Feirão - Desta quinta-feira (07) até sábado (09), será realizado no Imperial Shopping, em Imperatriz, numa promoção dos sindicatos da Construção Civil da Regional Tocantina (Sinduscon Oeste) e do Maranhão (Sinduscon-MA), o I Feirão Imobiliário da Região Tocantina, em que serão ofertados imóveis na planta ou prontos com descontos que variam de 5% a 20%, com financiamento da Caixa Econômica Federal, além de isenção do Imposto sobre a Transição de Bens e Imóveis (ITBI). 

Lagoa da Jansen - O Governo do Estado estuda a possibilidade de pedir devolução ou readequação dos contratos de concessão aos bares e restaurantes da Lagoa da Jansen, cujos concessionários já passaram, de forma indevida, seus pontos para terceiros e outros modificaram completamente as estruturas dos imóveis.






Na apresentação do projeto com as dez medidas contra a corrupção, com as assinaturas colhidas no Maranhão, Darci de Jesus, Juracy Guimaraes, o procurador Deltan Dallanol (autor do projeto) e Cristina Feitosa


Turismo - A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promove nesta quinta-feira (07), a partir das 8h30, no Pestana São Luís Hotel, a primeira edição do ano do "Café com Trade", evento que deverá reunir empresários e instituições ligadas ao setor turístico na capital. Na oportunidade, serão apresentadas as ações desenvolvidas para incentivar o crescimento do setor em São Luís e serão colhidas sugestões para a melhorar o turismo na cidade.

Telefonia - A Tim está em busca de parceiros para abrir lojas em São Luís e no interior do Estado. Até o final do ano, a operadora pretende inaugurar 80 novos pontos de vendas e no Maranhão deverão ser mais de 24 cidades a contar com instalações físicas, dentre elas Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, São José de Ribamar e Timon. Os franqueados poderão comercializar todo portfolio de aparelhos e serviços, mas com o comprometimento de seguir o modelo de negócios e recursos da empresa.

Nenhum comentário: