14 de abr de 2016

Pesquisa encomendada pela CUT mostra que maioria dos brasileiros é a favor do impeachment de Dilma Rousseff

O Instituto Vox Populi divulgou nesta quinta-feira (14) pesquisa encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), braço sindical do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual è filiada a presidente Dilma, que aponta serem mais da metade dos brasileiros (57%) a favor do impeachment. A maioria dos entrevistados (58%), porém, acredita que o afastamento da presidente não é a solução para os problemas econômicos e políticos do país.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de abril e ouviu 2 mil pessoas, maiores de 16 anos, em 118 municípios de quase todos os estados brasileiros [exceto Roraima] e no Distrito Federal, de áreas urbanas e rurais, de todos os segmentos socieconômicos e demográficos. A margem de erro do levantamento é de 2,2%.

Entre os entrevistados, 38% disseram ser contra o impeachment e 6% não responderam. A maior parte dos favoráveis ao impeachment está nas regiões Centro Oeste/Norte (65% do total), Sudeste (63%) e Sul (62%). Entre os contrários ao processo, 54% estão na Região Nordeste e 33% na Região Sul.

A maioria dos entrevistados não considera que o impeachment seja um golpe (52%), embora 49% concordem com a afirmação de que o impeachment seria uma vingança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-SP), e 50% concordem que a oposição está sendo oportunista, aproveitando-se do desgaste do governo para tirar a presidenta Dilma do poder. Para 36% dos entrevistados há um golpe em curso contra a presidenta.

A pesquisa mostrou um empate (44%) entre os que acreditam que Dilma sofrerá umimpeachment e os que acham que o processo não será levado a cabo.

(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário: