28 de abr. de 2016

Pierre Januário assume cargo de secretário de Programas Especiais depois da exoneração do Felipe de Holanda

GIRO ECONÔMICO

O presidente do Sindicato dos Administradores de Empresas (Sinadma), Pierre Januário (foto), é o novo secretário de Programas Especiais. Ele assumiu no lugar do economista Felipe de Holanda, que acumulava a função de presidente do Instituto Maranhense e Estudos Econômicos e Cartográficos (Imesc). De acordo com informação do blog de Diego Emir, que deu a notícia em primeira mão, o ex-secretário teria se incompatibilizado com investidores chineses que pretendem implantar um projeto de siderurgia no Maranhão e estes pediram sua destituição do cargo para continuarem as negociações. Ainda de acordo com o blog, o vice-governador Carlos Brandão é quem vai coordenar os entendimentos com os asiáticos daqui para frente.

Felipe de Holanda é um dos mais conceituados profissionais de Economia do Estado, tendo assumido a presidência do conselho de sua categoria (Corecon), foi consultor da Federação do Comércio, além de outros cargos. 

Crédito  - Foram aprovados pelo Conselho Curador do FGTS R$ 2,5 bilhões de novos recursos para o Banco do Brasil operar na linha de crédito imobiliário Pró-Cotista. A linha conta com condições diferenciadas, como taxa de juros de 9% ao ano, que está entre as menores taxas do mercado para o financiamento de imóveis novos ou usados de até R$ 750 mil. Além disso, possui prazo de até 360 meses. Para ter acesso a essa linha, o proponente precisa ter conta ativa no FGTS e um mínimo de 36 contribuições. 

Rodada  - A Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) realiza nesta quinta-feira (28), em São Luís, mais uma Rodada de Negócios, como parte das ações do Programa ‘Maranhão Mais Produtivo’, que tem como principal objetivo abrir novos mercados, fortalecendo e valorizando empreendedores do Maranhão. O encontro terá como âncora a empresa Masan, responsável pelo fornecimento de alimentação dos presídios e de unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). 

Segurança - A partir desta quinta-feira (27), os clientes do Banco do Brasil ganham mais uma serviço de segurança: serão alertados pelo celular da ocorrência de transferências e pagamentos debitados em suas contas correntes. Atualmente o SMS do BB é utilizado para informar transações com cartão de crédito, nas compras por débito e saques. 





Os deputados Sérgio Frota, Júnior Verde e Eduardo Braide visitaram, terça-feira, o aeroporto de São Luís, onde foram conferir de perto o andamento das obras de reforma e ampliação



Agritec - 
Será aberta nesta quinta-feira (28) e se estende até sábado (30), em Codó, a primeira Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnolgia do Maranhão (Agritec) de 2016, que movimentará o Território dos Cocais durante três dias de exposições de produtos da agricultura familiar, palestras, vitrines tecnológicas na área de pesquisa e produção rural, capacitação, emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de shows musicais e apresentação de grupos culturais locais. 

Comodato - Encerra-se amanhã o prazo para que a diretoria da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) entregue na Secretaria de Gestão as chaves do Parque Independência, onde todos os anos se realiza a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O Governo do Estado ainda não sinalizou se manterá o evento, estando de posse do imóvel, que, embora lhe pertença, foi cedido para a entidade num regime de comodato que se estende até 2014, portanto pode haver questionamento na Justiça.

Nenhum comentário: