9 de abr de 2016

Zona de Exportação do Maranhão vai ser instalada nas proximidades do Porto do Itaqui, em São Luís

Zona vai ser instalada em área estratégica nas proximidades do Porto do Itaqui
GIRO ECONÔMICO

O senador Roberto Rocha (PSB) esteve quarta-feira (06) na Receita Federal, em Brasília (DF), para apresentar o projeto de lei de sua autoria que cria a Zona de Exportação do Maranhão (Zema). Acompanhado de Edison Lobão (PMDB), relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Roberto Rocha apresentou ao subsecretário de Aduana e Relações Internacionais, Ronaldo Lázaro Medina, os detalhes do projeto, que criará uma área de livre comércio no Porto do Itaqui, garantindo o estímulo necessário ao setor industrial para geração de emprego e renda no estado. A localização é estratégica, pois liga o país aos principais portos do mundo, no continente americano e asiático, pelo Canal do Panamá, e nos continentes africano e europeu.

Segundo Roberto Rocha, a Zema não beneficiará apenas o Maranhão, mas toda a região Centro-Norte do país com esta facilidade de acesso aos mercados mundiais. Medina prometeu analisar a proposta para que a Receita apresente seu parecer.

Digital - O ministro das Comunicações, André Figueiredo, esteve quinta-feira (07), em Timon, onde debateu com o prefeito Luciano Leitoa investimentos para inclusão digital. Segundo o ministro, com o novo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que passará a ser chamado de Brasil Inteligente, vai ser possível garantir internet rápida, beneficiando, principalmente, alunos de escolas da rede pública, que poderão estudar em condições equivalentes a qualquer jovem da instituições particulares. 

Aprendiz - Nesta quinta-feira (7), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos divulgou o resultado do processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz. Dos mais de 495 mil inscritos, cerca de 464 mil candidatos foram classificados e os selecionados serão convocados por telegrama, para comprovação das informações prestadas no ato da inscrição, à medida que as turmas de aprendizagem forem abertas. Os que forem aprovados nesta etapa serão encaminhados a exames médicos pré-admissionais.

Liquidação - Prossegue até este domingo (10), no Pátio Norte Shopping, a super liquidação de aniversário, em que artigos de guarda-roupa, de cama, mesa e banho, calçados, acessórios, eletrodomésticos etc estarão com desconto de até 70%.





Na plenária de quarta-feira, na Associação Comercial do Maranhão, Gilson Caldas, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte, traçou um cenário negativo para o setor em São Luís nos próximos dez anos



Ministro - O ex-presidente Lula corre perigo de se tornar ministro de Michel Temer, pois o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se deve ou não ser nomeado para a Casa Civil poderá ocorrer somente dia 20, porém antes disso o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pretende colocar o parecer da comissão de impeachment à apreciação do plenário e se a maioria dos deputados for a favor do impedimento, a presidente Dilma terá de ser afastada e aguardar, fora do cargo, o julgamento pelo Senado.

Coletivos - O transporte coletivo de São Luís pode entrar em colapso no prazo de dez anos. O alerta foi feito pelo diretor do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), Gilson Caldas, na reunião de quarta-feira, dia 06, na Associação Comercial do Maranhão. Segundo ele, até 1999 a frota local era a segunda mais nova do Brasil com ônibus em idade média de 2,5 anos, e agora são seis anos, consequência das péssimas condições da malha viária, insegurança, excesso de gratuidades etc, que inibem investimentos das empresas.

Nenhum comentário: