16 de mai de 2016

Encontro para debater o Corredor Centro Norte de Exportação será realizado em São Luís no mês de junho

GIRO ECONÔMICO

São Luís sediará, dia 22 de junho, o XXVIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte acontecerá em que serão debatidas proposições para identificar soluções para o Maranhão com aprofundamento nas questões ligadas ao Avanços do Complexo Portuário de Itaqui; o Corredor Centro Norte; A atuação da regulação na saída de soja, farelo de soja e milho, pelo Porto de Itaqui; O agronegócio e o Corredor Centro Norte; A participação da VLI na integração logística do Corredor Centro Norte; Política portuária e o Porto de Itaqui; Novos investimentos em porto e na Ferrovia Carajás; O avanço das exportações e novos investimentos; O aumento do uso de contêiner e a utilização para grãos; Como o governo estadual pode utilizar o complexo ferrovia porto como ferramenta de desenvolvimento regional.

O lançamento do evento será no próximo dia 20, na Federação das Indústrias com participação de empresários e gestores de órgãos públicos, como a Empresa de Administração Portuária (Emap) e outros.

Deputado - Davi Alves Silva Júnior, o Davizinho (PR), deve ser oficializado nesta segunda-feira (16) deputado federal em substituição a José Sarney Filho (PV), que foi convidado por Michel Temer para ocupar o Ministério de Minas e Energia. Presidente do Partido da República (PR), Davizinho ficou na primeira suplência na coligação que reunia, além do seu partido, PMDB, PV e PRB e com sua posse quem passa a ser o segundo suplente é Chiquinho Scórcio, que já foi também senador da República.

Rodoviários - A partir desta segunda-feira (16), o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão estará promovendo uma serie de atividades que visam garantir ao trabalhador do setor de transportes, saúde e bem-estar. O Mutirão de Medicina Preventiva foi desenvolvido a partir de conversas entre a diretoria do Sindicato dos Rodoviários e representantes do plano de saúde Hapvida, que irá coordenar as ações. Serão feitos procedimentos simples como aferir a pressão arterial, além de testes rápidos de glicemia e outros. 

Senador - O empresário Edison Lobão Filho vai retornar ao Senado nos próximos dias, pois o seu pai, que é o titular, não gostaria de passar pelo constrangimento de ter de condenar a presidente afastada Dilma e Lobinho diz que fará isto com muito gosto.

O deputado Fábio Braga, diretores da Cemar, e presidentes de sindicatos vinculados à Fiema, participando do evento em que foram anunciados novos investimentos para melhorar os serviços de energia elétrica no estado

Bebidas - A partir de agora as empresas fabricantes de bebidas só poderão utilizar a média ponderada de preços para calcular o ICMS da Substituição Tributária, se estes forem iguais ou superiores a 130% da base de cálculo do ICMS, devido nas operações de responsabilidade da indústria. A medida foi baixada pela Secretaria de Fazenda depois que o secretários Marcellus Ribeiro disse ter identificado um meio das empresas burlarem o Fisco estadual. Assunto para o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema).

Conselho - Um membro do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) revelou à coluna que a decepção dos empresários em geral com o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) é grande, pois muitos imaginavam que seria um colegiado para debater as questões relacionadas ao setor produtivo, porém de dois em dois meses os membros deste conselho são chamados apenas para ouvir propaganda do governo, enquanto nas bases há uma pressão para que estes conselheiros sejam mais contundentes nas cobranças.

Nenhum comentário: