26 de mai de 2016

Governo facilita aquisição de milho por pequenos criadores das regiões Sul e Nordeste

GIRO ECONÔMICO

Com o objetivo de reduzir o preço do milho, o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) aprovou a venda direta de 160 mil toneladas, com limite mensal de seis toneladas por produtor. De acordo com o Ministério da Agricultura, a venda direta dos estoques públicos do grão vai beneficiar principalmente pequenos criadores das regiões Sul e Nordeste, que usam o milho na alimentação dos animais. 

Os criadores compram o produto nos balcões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelo preço médio de mercado na região. Atualmente, a Conab tem 902 mil toneladas do grão armazenado. Além do milho, o Ciep também autorizou a venda 15,6 toneladas de farinha de mandioca e de 6,2 toneladas de fécula de mandioca.

A resolução estabelece os preços de liberação de estoques de produtos como milho em grão, arroz em casca, café arábica e outros produtos. Na prática, se cotação de mercado estiver acima desses valores, o governo fica autorizado a vender os estoques. 

Escolta - Os ônibus que fazem o transporte coletivo de São Luís agora estão circulando pela zona rural, principalmente à noite, com escolta policial, a pedido do Sindicato dos Rodoviários. Ao fazer um balanço das ocorrências, nesta quarta-feira, o presidente da entidade, Isaias Castelo Branco, informou que desde a adoção deste reforço de segurança não se registrou uma tentativa de atentados aos veículos sequer, o que significa dizer estarem motoristas, cobradores e os passageiros transitando em paz. 

Viva - Inaugurado há cerca de duas semanas, o Viva da Avenida Beira Mar, onde funcionou o Casino Maranhense, já apresenta problema em seu sistema de ar-condicionado e por isto foram providenciados refrigeradores móveis a fim de amenizar o calor e dar mais conforto aos funcionários e pessoas que recorrem aos seus serviços. O problema é o barulho, pois com três aparelhos distribuídos no salão a sensação que as pessoas têm é de que se encontram numa indústria, dentro de uma casa de máquinas. 

Viva - O Viva está inaugurando mais uma unidade, desta vez no Pátio Norte, em São José de Ribamar, próximo ao Maiobão. Agora são quatro postos dentro de shopping centers, sendo três em São Luís e um em Imperatriz.



Alunos de pós-graduação do CECGP com a professora Fernanda Rebelo (C), da Universidade Portucalense, que ministrou, semana passada, módulo sobre Direito do Consumidor


Voluntários
- Funcionários do Consórcio Alumar promoveram, no último fim de semana, mais uma ação de voluntariado do programa ACTION - Alcoanos unindo-se em nossas vizinhanças – na Vila Collier, área rural de São Luís. O Action é um dos programas de voluntariado da Fundação Alcoa, com engajamento de diversos funcionários e empresas parceiras que dedicam quatro horas de seu tempo livre para realizar serviços voluntários em alguma instituição, que após o evento, recebe o recurso de 3 mil dólares. 

Feriado - Todos os anos a história se repete, mas é preciso lembrar: Dia de Corpus Christi não é feriado em São Luís, pois foi abolido pela Câmara Municipal nos anos 1990, por iniciativa do vereador Pavão Filho, que fez a troca pelo 08 de setembro, dia da fundação da cidade, que passou a ser dedicado à Natividade de Nossa Senhora. O município tinha um feriado a mais do permitido pela lei federal e algum teria de ser sacrificado. Foram preservados, Sexta-Feira Santa, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e Natal.

Nenhum comentário: