6 de mai de 2016

Ministério da Agricultura prorroga para 2017 o prazo para cadastro ambiental dos pequenos proprietários rurais

GIRO ECONÔMICO

Uma medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff prorrogou para o dia 05 de maio de 2017 o prazo para que os imóveis com até quatro módulos fiscais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A prorrogação dos benefícios associados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) vale apenas para as propriedades ou posses rurais com menos de quatro módulos fiscais, unidade de medida que varia de acordo com o município do país, indo de 5 a 110 hectares. Segundo o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão do CAR, Raimundo Deusdará, a medida foi uma maneira de ampliar a inclusão dos agricultores familiares, tendo em vista que estes, conforme o Código Florestal, tem direito a apoio do Poder Público.

Deusdará explica que o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) continuará disponível a todos proprietários ou possuidores, mas os cadastros de imóveis com mais de quatro módulos fiscais que forem feitos após o dia 05/05/2016 não terão acesso aos benefícios vinculados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Veículos - A Fenabrave, entidade que reúne concessionárias de veículos automotores, revisou a projeção de emplacamentos para o ano, que antes era de queda de 4%. Diante do cenário, mais de mil estabelecimentos deixaram de operar e assim a cadeia de distribuição de veículos está fortemente impactada pela crise. Com a saída dessas concessionárias do mercado, o setor continua enfrentando demissões e prevê queda de 20% das vendas de automóveis e comerciais leves ao longo de 2016.

Porto - A WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais, do grupo WTorre, apresentou, quarta-feira (4), o projeto do terminal de uso privado Porto São Luís, a empresários e representantes de empresas locais, na Federação das Indústrias (Fiema). O encontro serviu como uma prévia da Rodada de Negócios, que será realizada dia 10, quando empresas interessadas em atuar como fornecedoras de produtos e serviços farão contatos para encaminhar parcerias estratégicas de futuros negócios. 

Abav - A 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, que será realizada, de 28 a 30 de setembro, em São Paulo, já conta com 83% de seu espaço reservado por empresas dos mais variados segmentos do setor.







Rafaela Albuquerque e Isabela Murad ultimam os preparativos para mais uma edição do Casar Bem Noivas & Festas, que será realizado dias 14 e 15 no Hotel Pestana em São Luís



Agricultura  - A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, garante que o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2016/17, lançado quarta-feira (4) pela presidente Dilma Rousseff, vai garantir mais uma safra histórica ao país. O plano destinará R$ 202,88 bilhões de crédito aos produtores rurais brasileiros, aumento de 8% em relação ao ano anterior. Um dos destaques é o crescimento de 20% dos recursos para custeio e comercialização a juros controlados. A modalidade contará com R$ 115,8 bilhões. Os juros foram ajustados sem comprometer a capacidade de pagamento do produtor, com taxas que variam de 8,5% a 12,75% ao ano.

Fundo - Maranhão e Mato Grosso passarão a integrar a zona de aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), de acordo com projeto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado. A proposta do senador Roberto Rocha (PSB-MA) segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados. O Maranhão está na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), mas só recebe recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).

Nenhum comentário: