20 de mai de 2016

Maranhão registra mais de 7 mil veículos comercializados com financiamento bancário no mês de abril

GIRO ECONÔMICO

O Maranhão encerrou abril com 7.919 veículos financiados, queda de 22,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Unidades novas se destacaram com 6.011 vendas a crédito no período, enquanto as usadas representaram 1.908 das negociações. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). 

O Maranhão foi o responsável pelo maior volume de negociações de motocicletas no Nordeste, com 4.449 vendas a crédito, entre novas e usadas. O estado, inclusive, foi o único em sua região em que as motos foram mais financiadas que automóveis leves.

O Nordeste atingiu 64.805 veículos financiados no mês de abril, queda de 21,4% em relação ao mês de abril de 2015. Deste total, foram negociados 41.747 autos leves e 20.911 motocicletas. 

Crédito - A procura das empresas por crédito caiu 11,6% em abril de 2016 na comparação com março e em relação a abril de 2015, a demanda caiu 4,2%. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2016, a busca por crédito recuou 8,1% em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Todos os setores econômicos apresentaram retração em abril ante março: indústria (-11,4%); comércio (-10,8%); e serviços (-12,4%). 

Pátio - Os serviços do Procon e do Viva vão ser oferecidos no Pátio Norte Shopping, localizado na estrada de São José de Ribamar, próximo ao Maiobão. A implantação foi solicitada pelo prefeito Gil Cutrim e visa a descentralizar a administração municipal. São José de Ribamar conta com uma Central da Cidadania, inaugurada ano passado, onde são oferecidos diversos serviços. No Pátio Norte, serão oferecidos serviços para emissão de boleto e/ou pagamento de IPTU, ITBI, e Cadastro Único e outros.

Limites - Além de Santa Inês, que reivindica seis povoados de Altamira, Santa Rita também reivindica revisão do seu território, pois parte foi cedida para um provável municipal de Entroncamento, o que não se concretizou, mas as terras não foram devolvidas.






O empresário Cláudio Azevedo recebeu terça-feira o título de Cidadão de São Luís. No registro com os vereadores José Joaquim Ramos (E), autor da proposta, Ricardo Diniz e Pavão Filho (D). Também no registro, João Torres, superintendente da Fecomércio


Ambiental - Os ministros Blairo Maggi (Agricultura) e Sarney Filho (Meio Ambiente) se reuniram quarta-feira (18) para afinar algumas questões que envolvem as duas pastas. Sarney Filho disse que vai manter o texto da medida provisória que prorroga o prazo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos produtores e não apenas os pequenos. Essa medida também é defendida pelo ministro Blairo Maggi. Os produtores não são contra o meio ambiente, mas aliados, já que necessitam dele para produzir. 

Barreirinhas - Barreirinhas poderá ser palco, em 2017, de uma prova internacional de aventura, a ultramaratona na modalidade Trail Run, considerada uma das mais atrativas e importantes da América do Sul, já que possibilita a inclusão dos Lençóis Maranhenses no circuito nacional de provas de aventura. No último fim de semana, o representante da empresa Indomit, o venezuelano, John Carlo Diaz, esteve em São Luís para sondar parcerias e visitou o município em companhia do atleta Anderson Nogueira.

Nenhum comentário: