15 de mai de 2016

Movimento nos aeroportos de São Luís e Imperatriz registra queda no mês de abril em relação a março

GIRO ECONÔMICO

O mês de abril fechou com uma queda de 12 no movimento do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, com o registro de 115.164 embarques e desembarques contra 131.291 de março, conforme números divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O mesmo comportamento se verificou no Renato Cortez Moreira, de Imperatriz, onde embarcaram e desembarcaram 21.614 passageiros contra 28.836 de março. 

Na comparação com abril de 2015, quando passaram pelo aeroporto da capital 128.555 passageiros, a queda foi de 11%. Ainda de acordo com a Infraero, os números do acumulado do ano favorecem 2016, pois de janeiro a abril deste ano passaram pelo Cunha Machado 547.385 passageiros contra 541.501 de 2015.

A mesma situação se verificou em Imperatriz, onde no primeiro quadrimestre deste ano houve 107.677 embarques e desembarques, enquanto no mesmo período de 2015, 100.954.

Imposto - A Associação Comercial do Maranhão promove, quarta-feira (18), debate sobre “A Lei de Incentivo à Cultura: Empresário, saiba para onde vai seu imposto”, com participação do produtor cultural e empresário Silas Duarte; do auditor da Secretaria da Fazenda, Fernando Rezende; da representante da Secretaria de Cultura e Turismo Caroline Veloso; e do empresário José Gonçalves, do Centro Elétrico. A plenária faz parte das ações pelo Feirão do Imposto, evento nacional de combate à alta alta carga tributária.

Parque - Apesar das críticas dos que não acreditavam na sua viabilidade, o Parque Empresarial de Timon começa a mostrar que foi, realmente, um projeto bem concebido, tanto que na última quinta-feira (12) quinze empresas se habilitaram a se instalar no imóvel, após receberem escrituras dos terrenos. O secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, reconhece agora que o parque tem logística favorável, além de possuir excelente infraestrutura e localização estratégica, próximo a rodovias, ferrovia e aeroportos.

Casamento - Já estão circulando os convites para o casamento do secretário-adjunto de Turismo de São Luís, Guilherme Marques, e a jornalista Joyce. A cerimônia está marcada para o final da tarde do sábado dia 11 de junho, no Rio Poty Hotel.







Com o editor deste Giro, Ronierd Barros e Ademar Mariano (D), no almoço em que foi anunciada a criação de uma nova empresa para locação de imóvel, por estes dois campeões de vendas no setor


Negociação - Devedores de tributos estaduais, como IPVA e ICMS poderão negociar suas dívidas no Mutirão de Negociação Fiscal, que começa nesta segunda-feira (16) e vai até a quarta-feira (18), no Shopping da Ilha, numa parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Governo do Estado. Os contribuintes – com processos de execução fiscal na Justiça ou dívidas ainda não judicializadas – poderão quitar o débito ou fazer acordo de parcelamento de até sessenta meses. 

Terminais - Com o processo de licitação do sistema de transporte, os terminais de integração vão passar para a iniciativa privada, pois a intenção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é abrir concessões para que a gestão se dê de forma menos burocratizada e o Município deixe de estar sofrendo desgaste com a nem sempre eficiente administração exercida por quem tem estabilidade empregatícia, mas nem por isto passa a exercer um bom serviço e sim se proteger sob o manto da impunidade.

Nenhum comentário: