11 de mai de 2016

Restaurante Escola do Senac promove gastronomia do Maranhão no Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio, realiza, hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, a Semana da Gastronomia Regional, evento a ser realizada no Restaurante-Escola Senac Downtown. 

Os chefs Júnior Lisboa, Thaynara Gaspar e Andrew Costa, que integram a equipe de instrutores do Restaurante Escola Senac, vão recepcionar os convidados com tradicionais pratos do Maranhão: arroz de cuxá, cascão de caranguejo, caruru, peixada, bobó de camarão, patinhas de caranguejo ao leite de coco, filé de pescada ao escabeche e torta de camarão. Para sobremesa, serão servidos o creme de bacuri e o pudim de cupuaçu.

A expectativa é receber uma média de público de 300 pessoas nos dois dias de evento. Além do momento gastronômico, na quarta-feira, às 19h30, será realizada também uma aula-show, no próprio Restaurante-Escola, com os instrutores do Senac no Maranhão. 

Matopiba - A colheita de grãos no Maranhão na safra 2015/16 tende a ser a menor do Matopiba, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com os números, a colheita no estado será de 2,596 milhões de toneladas, enquanto nos demais estados da região, 2,692 milhões, no Piauí; 3,025 milhões no Tocantins; e 6,026 milhões, na Bahia. Para que se tenha ideia do estrago, na safra 2014/15, o Maranhão colheu 4,134 milhões de toneladas, ou seja, queda de 1,4 milhão de toneladas.

Cidadão - O empresário Cláudio Azevedo, presidente do Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa do Maranhão (Sifema) e vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiema), recebe terça-feira (17), à 15h, na Câmara Municipal de São Luís, o título de Cidadão Ludovicense. O autor do projeto é o vereador José Joaquim Ramos (PSDB), que reconhece nele várias contribuições para o desenvolvimento da cidade também como ex-presidente da Associação dos Criadores (Ascem) e ex-secretário estadual de Agricultura.

Lançamento - A sessão de autógrafos do livro A Ética como Prática Humana, de autoria do professor Aldyr Melo, será, em data, ainda a ser confirmada, no campus do bairro Renascença do Uniceuma, de onde ele foi reitor.








Na homenagem às mães da OAB-MA pela passagem do dia delas (comemorado domingo, dia 08), Alice Cavalcanti, Fátima Cavalcanti, o presidente Thiago Diaz e Deborah Cartágenes


Maranhão - A trapalhada em que se meteu o deputado Waldir Maranhão (PP), que tentou tumultuar o processo do impeachment no Congresso Nacional, dois dias antes de sua votação no Senado (marcada para hoje) pode lhe custar os cargos que indicou no estado. Um dos mais cobiçados é o de superintendente estadual do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As especulações apontam para o retorno de Kátia Bogea, devido às suas ligações com políticos próximos a Michel Temer.
Portos - A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) anunciou nesta terça-feira (10), provavelmente o penúltimo dia de Dilma Rousseff como presidente da República, a aprovação de 15 atos que viabilizam investimentos de R$ 2,616 bilhões para o setor portuário, em dez estados, ao longo dos próximos anos. Os portos beneficiados estão no Amazonas, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Maranhão, como se vê, ficou de fora.

Nenhum comentário: