8 de jun de 2016

Com a posse de Kátia Bogea no Iphan Nacional reforma da Rua Grande, em São Luís, volta à estaca zero


GIRO ECONÔMICO

Mais uma vez o tão prometido, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e tão ansiado, pela classe empresarial, projeto de reforma da Rua Grande vai voltar à estaca zero, pois na próxima semana a ex-superintendente no Maranhão Kátia Bogea deverá ser empossada na presidência nacional do órgão e ela já tem um nome para substituir Alfredo Costa no comando estadual, Maurício Itapary, que chegou a desempenhar por alguns dias a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), e isto significa dizer que as tratativas tomadas de janeiro para cá vão deixar de valer, novas reuniões serão realizadas e dificilmente as obras começarão este ano.

Recapitulando: a reforma da Rua Grande deveria começar em 2014, depois foi adiada para 2015, depois para janeiro deste ano, mais tarde para fevereiro, por último para julho, mas nada disto estará valendo a partir de segunda-feira (13).

Independência - Estranha o silêncio da maioria dos deputados sobre a decisão do Governo do Estado de retomar o Parque Independência e assim inviabilizar a Expoema, já que boa parte dos parlamentares é pecuarista, a começar pelo presidente Humberto Coutinho, um dos maiores fazendeiros de Caxias, mas também são criadores Fábio Braga, Stênio Rezende, Raimundo Cutrim, Graça Paz, Carlinhos Florêncio etc, mas que não se pontificam a sair em defesa da categoria dos agropecuaristas. Só Edilázio Júnior tratou do assunto.

Documentos - Desde esta terça-feira (07) o Viva vem adotando novo sistema para entrega de documentos de veículos emitidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) que obedece a seguinte ordem: Pessoas com nomes de A a K recebem na unidade da Avenida Beira-Mar (Centro), das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira. As pessoas com nomes de L a Z, no posto do Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche (Maranhão Novo), das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira.

Segurança alimentar - A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Moraes, participa da sessão plenária desta quarta-feira (08), na Associação Comercial do Maranhão, onde vai apresentar as ações desenvolvidas pela sua pasta.






A posse de Luiz Gonzaga Coelho no cargo de procurador-geral de Justiça do Maranhão está marcada para terça-feira (14), às 19h30. No registro com a atual procuradora, Regina Lúcia Rocha


Restituição - A Receita Federal libera nesta quarta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, estando no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. O crédito bancário para 1.612.930 contribuintes será realizado dia 15. Tiveram prioridade idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deverá acessar a página www.receita.net.br

Passageira - Ainda não se sabe por qual companhia Dilma virá a São Luís, sexta-feira (10), onde participará de ato contra o impeachment, mas é certo que não usará avião da FAB, pois o presidente Michel Temer cortou esta mordomia e ela só pode viajar em aeronaves do governo de Brasília para Porto Alegre. A presidente afastada bem que poderia aproveitar a visita e ver em que estado ficaram três obras por ela iniciadas no Maranhão: duplicação da BR 135, reforma do Aeroporto Cunha Machado e Refinaria de Bacabeira.

Nenhum comentário: